Nome do Pesquisador: Almir Oliveira Neto (IPEN)

Agência de fomento: Sem financiamento

Vigência: 09/2018 à 09/2022

Pesquisadores Docentes da UFABC:
Everaldo Carlos Venancio

Pesquisadores Externos:
Almir Oliveira Neto
Luís Marcelo Garcia da Silva

Resumo: A aplicação de nanopartículas de Pt-Pd-Ru em células a combustível de etanol, já foi bem estudada e comprovada sua eficiência. Assim como a utilização de polipirrol com Pt, formando estruturas core-shell. Outro aspecto importante, é o polímero utilizado na formação da membrana. Muitos trabalhos utilizam o nafion como suporte para os nanocompósitos, sendo este amplamente empregado na forma de casting. Pesquisas recentes apontam a eletrofiação como uma forma mais eficiente de produção de membranas, pois cria poros interconectados o que aumenta a superfície de contato, pela formação de estruturas 3-D. Dentre os polímeros utilizados na confecção de membranas, o PVDF está sendo bastante empregado, pois possui piezoeletricidade, biocompatibilidade, flexibilidade e maior vida em fadiga. Apesar das inúmeras vantagens, ainda é pouco usado na área de catalise.

Nome do Pesquisador: Luana Sucupira Pedroza

Agência de fomento: FAPESP

Vigência: 08/2018 à 07/2023

Resumo: Controlar as reações químicas para obter energia de uma maneira mais eficiente é desafiador dado que as reações eletroquímicas ocorrem na interface sólido/líquido. Pouco se entende sobre essas interfaces heterogêneas num nível microscópico, tanto experimentalmente quanto de uma perspectiva teórica. O progresso nas simulações atomísticas com o desenvolvimento de metodologias e um aumento do poder computacional tem um importante papel no avanço da chamada eletroquímica ab initio. Isso permitirá predições quantitativas e assim um design específico ao material. Nesse projeto estudaremos em detalhe as propriedades estruturais e dinâmicas de eletrólitos aquosos em interfaces metálicas incluindo os efeitos quânticos nucleares e considerando o efeito do potencial do eletrodo, na presença de uma voltagem externa aplicada aos eletrodos. Isso será feito desenvolvendo-se uma nova estrutura computacional estado-da-arte baseada em metodologias ab initio, tais como a Teoria do Funcional da Densidade (DFT), métodos de funções de Green fora do equilíbrio (NEGF) e o formalismo de dinâmica molecular de integrais de caminho (PIMD). Dessa forma, teremos uma descrição melhor e mais detalhada da interface água/metal, permitindo uma correspondência entre a voltagem macroscópica e a (re)distribuição de carga interfacial microscópica em células de combustível eletroquímicas. Esse projeto envolverá uma forte colaboração entre grupos teóricos e experimentais tanto no estado de São Paulo quanto do Fritz Haber Institute - Max Planck Society em Berlin.

Nome do Pesquisador: Dmitry Vasilevich

Agência de fomento: CNPq

Vigência: Dez/2014 à Dez/2017

Resumo: This project aims at understanding aspects of fundamental physics through studying the holographic principle and its implementation from novel perspectives. One of the main questions we pose is: how general is the holographic principle? For technical reasons we address this question (and many related ones) in lower dimensions, i.e., in $2+1$, $1+1$ or $0+1$ spacetime dimensions. More specifically, we aim to generalize existing holographic correspondences in two bulk dimensions, to find out whether or not there are meaningful holographic correspondences for theories whose bulk dimension is smaller than two, and to investigate and scrutinize recent proposals for flat space holography in three bulk dimensions (for instance, by performing suitable calculations of 1-loop partition functions and correlation functions on the gravity side and by comparing with expected results on the field theory side). Especially the latter project part is of considerable physical interest, since the holographic principle should also apply beyond the Anti-de~Sitter/Conformal Field Theory correspondence, if it is a true statement about Nature.

Nome do Pesquisador: Marcos Roberto da Silva Tavares

Agência de fomento: Sem financiamento

Vigência: 03/2016 à 03/2022

Pesquisadores Alunos da UFABC:
Juliana Cristina Barbosa
Julio Cesar Santos Sousa

Outros Colaboradores:
Luiz Fernando Ortiz (Clube do Choro de Santos)
Danilo Tavares (Clube do Choro de Santos)
Luiz Antonio Pires (Clube do Choro de Santos)

Resumo: Neste projeto de pesquisa investigamos os processos de aprendizagem de Música e da Ciência Básica de maneira a que suas raízes cognitivas comuns sejam postas à prova, evidenciadas e estudadas. Para tal, e de forma a também fomentar a inclusão de quem está sob risco social, propomos usar materiais caseiros (e especialmente recicláveis) na montagem de experimentos e de demonstrações simples envolvendo conceitos básicos da ciência nos encontros com alunado objeto e parceiro da ação. Esta audiência é composta por jovens e adolescentes estudandes de música, da Escola de Música e Cidadania Luizinho 7 Cordas, que se encontram, muitos deles, sob forte ambiente de risco social. Dentro deste particular contexto, o tema do presente projeto se torna interdisciplinar, claro está, por solapar com temas da área de Ciências Sociais. O projeto apresenta como resultado várias manifestações cognitivas comuns e desenvolvimento de inclusão social acima do esperado. Mais detalhes estão nas literaturas concernentes ao título e decorrentes deste projeto. Para o professor Marcos, as atividades se complementam e acrescem de maneira ímpar ao trabalho desenvolvido. “O objetivo aqui é explorar e pesquisar os processos cognitivos comuns entre o ensino da música e da Ciência. Os alunos acabam absorvendo um conglomerado importante de conhecimentos que se complementam”. Para os alunos, a experiência foi divertida e bastante edificante. Fato este comprovado na fotografia que ilustrou a matéria. A atividade faz parte do cronograma estipulado pelo projeto, e que conta com palestras, workshops, bate-papos, entre outros. A importância da mesma foi evidenciada, inclusive, pelo Diário Oficial de Santos, no último dia 26. A publicação, que contou com fotografia dos alunos, enalteceu a parceria.

Nome do Pesquisador: Valério Ramos Batista

Agência de fomento: Sem Financiamento

Vigência: out/14 à Não informado

Resumo: Nosso Projeto tem por objetivo elaborar um código de programa em Matlab para Solução Numérica do Problema de Plateau. O problema de Plateau tem aplicações em áreas do conhecimento como, por exemplo, a Computação Gráfica. O método de solução será o mesmo utilizado pelo simulador Surface Evolver, com a diferença de que incluirá uma completa interface gráfica com o usuário, possibilitando a elaboração de outros tipos de interfaces tais como as de mouse ocular, voz, tátil, etc. O Evolver não dispõe atualmente de nenhuma interface gráfica, o que torna muito restrita a sua utilização pela comunidade científica em geral. Em particular, a sua utilização é praticamente impossível para a maioria dos Portadores de Necessidades Especiais (PNE).

Entre em contato

Bloco L - 3° andar

Avenida dos Estados, n° 5001

Sta. Terezinha - Sto. André - SP

CEP: 09210-580

Email: propes@ufabc.edu.br

 

Telefones

Gabinete: 3356-7614

Administrativo: 3356-7620/7618

IC: 3356-7617

CAP: 3356-7615/7616

Propes-SBC: 2320-6150/6151

CEM-SA: 4996-0028

CEM-SBC: 2320-6176

Biotérios: 3356-7511