Página inicial > Notícias de Editais > Nota do CPIC sobre os prazos dos Editais 01/2024 (PIC/PIBIC/PIBITI/PIBIC-AF) e 02/2024 (PIBIC-EM)

Publicado: Sexta, 07 Junho 2024 12:11

Considerando a solicitação apresentada pela ADUFABC à Pró-reitoria de Pesquisa para o adiamento dos Editais 01/2024 e 02/2024, em função da greve de docentes e funcionários da UFABC, esclarecemos que:

1. A prorrogação dos prazos para divulgação dos resultados parciais e finais não é possível, uma vez que acarretaria atraso na implementação das bolsas, que segue o cronograma do CNPq e, portanto, não está sob nossa gerência. Isso traria prejuízo para os nossos alunos e para os programas de Iniciação Científica da UFABC, com risco de perda de cotas de bolsas.
  2. A prorrogação do prazo para submissão de projetos implica em um menor período para o trabalho editorial do CPIC, durante o qual os projetos são distribuídos e avaliados por pareceristas. Esse é um trabalho árduo, principalmente porque precisamos contar com a disponibilidade dos colegas docentes em avaliar os projetos. Prorrogar o prazo de submissão resulta em reduzir o período para as avaliações, o que implica em riscos de atraso no cronograma geral.
No entanto, considerando: (i) a importância do quadro atual de incertezas sobre o calendário acadêmico; (ii) o comprometimento dos docentes que estão envolvidos com o movimento da greve; e, (iii) que esse cenário possa ter prejudicado o contato entre docentes e discentes para a elaboração dos projetos, o CPIC se reuniu, de forma extraordinária, e decidiu prorrogar por duas semanas o prazo para submissão de propostas. Os demais prazos serão mantidos.

Nesse sentido, aproveitamos para pedir a cooperação de todas e todos os docentes, em breve, durante o período de avaliações, para que consigamos finalizar esse processo dentro do cronograma estabelecido, sem prejuízos aos nossos alunos e à Universidade.

Comitê dos Programas de Iniciação Científica/Pró-Reitoria de Pesquisa

Registrado em: Notícias de Editais