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Programa Pesquisador Colaborador (PC)

O programa Pesquisador Colaborador da UFABC (PC/UFABC) é o único processo institucional que permite a pesquisadores brasileiros ou estrangeiros, sem vínculo empregatício com a UFABC, desenvolverem pesquisas nas dependências da universidade.

O programa visa fomentar a pesquisa científica e tecnológica na instituição, viabilizando a contribuição de colaboradores externos, e o desenvolvimento dos profissionais que queiram continuar se aprimorando como pesquisadores, com a obtenção de um nível de excelência em determinada área do conhecimento.

Além da permissão de acesso às instalações da UFABC, o programa permite ao pesquisador colaborar com as atividades didáticas e orientação de alunos de iniciação científica, desde que possua o título de Doutor e contemple todos os requisitos preestabelecidos.

É permitida a participação de Pesquisador Colaborador (PC) bolsista ou voluntário.

O programa é regulamentado pela Resolução ConsUni n° 201, de 27 de novembro de 2019, publicada no Boletim de Serviço n° 897, e que estabelece as normas gerais.

Resolução

Instruções para participação no Programa PC/UFABC

1. Inicialmente, o interessado deve procurar um supervisor, docente da UFABC, que se responsabilizará solidariamente ao pesquisador por seus atos e atividades no âmbito da instituição. O supervisor deverá atender aos critérios estabelecidos no artigo 5º da Resolução ConsUni nº 201.

2. O supervisor deverá fazer a solicitação do cadastro junto à Pró-Reitoria de Pesquisa (Propes), enviando a documentação necessária ao e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., utilizando seu e-mail institucional. (Consulte abaixo a lista de documentos necessários.)

3. A Propes, ao receber a documentação e o formulário preenchido e assinado, enviará um e-mail à secretaria do Centro ao qual o supervisor estiver vinculado, dando ciência e providenciando o cadastramento do pesquisador junto às demais esferas da UFABC.

4. O pesquisador receberá um e-mail de confirmação da efetivação do cadastro, contendo também instruções para criar login de rede e e-mail institucional, e uma declaração de vínculo, que estará anexa.

Observação 1: O pesquisador poderá retirar o crachá de PC na Propes, segundo informações que constarão no e-mail de confirmação do cadastro.

Observação 2: A Propes poderá emitir declaração de cadastro vigente por solicitação do pesquisador.

Documentação

Para efetivar o cadastro, são necessários os seguintes documentos:

I. Formulário de cadastro do pesquisador colaborador:

a) na versão em PDF, contendo todas as assinaturas;

b) em formato editável do MS Word (DOC ou DOCX), sem as assinaturas.

Observação: Em caso de uso de infraestrutura laboratorial para o desenvolvimento do projeto, o formulário de cadastro deverá conter também a assinatura do coordenador do laboratório em questão.

II. Comprovante de cadastro do projeto de pesquisa no SIGAA, contendo nome do(a) pesquisador(a) como membro do projeto.

III. Comprovante de cadastro do laboratório de pesquisa no SIGAA contendo o nome do(a) pesquisador(a) como membro da equipe técnica.

IV. Para pesquisadores com doutorado, cópia do diploma de doutorado ou de certificado de que faz jus ao título de Doutor, reconhecido ou de validade nacional.

V. Para pesquisadores bolsistas, cópia do termo de outorga da bolsa ou documento equivalente.

VI. Termo de Ciência Ética, pelo qual o pesquisador reitera estar condicionado ao regramento do Código de Ética da UFABC e às sanções nele previstas.

VII. Comprovante do esquema vacinal completo (1ª e 2ª doses + dose de reforço; ou dose única + dose de reforço). Para fins de comprovação, serão aceitos os seguintes documentos:

a) Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 expedido pela Plataforma Conecte SUS, Poupatempo Digital ou outras plataformas oficiais; ou

b) Cópia de comprovante ou cartão de vacinação impresso em papel timbrado, emitido no momento da vacinação pelo órgão ou instituição de saúde responsável pela aplicação da vacina.

Importante: Ressaltamos a necessidade do envio do formulário de cadastro completamente preenchido no formato não editável (PDF) e no formato editável (MS Word). As assinaturas são obrigatórias no formato PDF.

Renovação ou alteração do cadastro de PC

Para efetuar a renovação de vigência do cadastro ou informar alterações, o supervisor do pesquisador deverá enviar, utilizando seu e-mail institucional, o “Formulário de Renovação/Alteração no Programa PC” para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Aos pesquisadores já cadastrados no Programa PC, a apresentação do comprovante de esquema vacinal completo é obrigatória, e a efetivação dos pedidos de renovação de vigência fica condicionada a tal comprovação.

Conclusão e Desligamento do cadastro de PC

Caso o pesquisador queira se desligar do programa antes do término da vigência, o supervisor deverá enviar, utilizando seu e-mail institucional, o “Formulário de Desligamento do Programa PC” para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Ao término da vigência do cadastro do pesquisador no Programa PC, deverá ser encaminhado à Propes um parecer de aprovação de relatório final, conforme descrito abaixo:

  • Para bolsistas, parecer de aprovação do órgão de fomento ou programa de Pós-Graduação que concedeu a bolsa;
  • Para voluntários, parecer do supervisor, com ciência do coordenador do laboratório onde a pesquisa foi realizada.

Ao concluir ou se desligar do programa, é necessário o envio de comprovante de quitação com a Biblioteca e a devolução do crachá de pesquisador, caso retirado.

Os documentos deverão ser enviados para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Os crachás deverão ser devolvidos à Propes, no Bloco L, 3º andar, campus Santo André, ou na sala 23, Bloco Delta, campus SBC; ou ainda via malote (endereçado à Propes SA - Bloco L, 3º andar).

Formulários

Para preencher os arquivos, o MS Word poderá solicitar ao usuário "Habilitar Edição".

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