A barra do Governo Federal só poderá ser visualizada se o javascript estiver ativado. Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Programa Pesquisador Colaborador - PC

O programa Pesquisador Colaborador da UFABC é o único processo institucional que permite a pesquisadores sem vínculo empregatício com a UFABC desenvolverem pesquisas nas dependências da universidade.

O programa visa fomentar a pesquisa científica e tecnológica na instituição, viabilizando a contribuição de colaboradores externos, e o desenvolvimento dos profissionais que queiram continuar se aprimorando como pesquisadores, com a obtenção de um nível de excelência em determinada área do conhecimento.

Além da permissão de acesso às instalações da UFABC, o programa permite ao pesquisador colaborar com as atividades didáticas e orientação de alunos de iniciação científica, desde contemple todos os requisitos preestabelecidos.

É permitida a participação de Pesquisador Colaborador (PC) bolsista ou voluntário.

A Resolução ConsUni n° 201, de 27 de novembro de 2019 (publicada no BS no 897), estabelece as normas para o programa, REVOGA E SUBSTITUI as Resoluções ConsUni no 153 e no 154.

Resolução:

Instruções para participação no Programa Pesquisados Colaborador da UFABC:

  • Inicialmente, o interessado deve procurar um supervisor, docente da UFABC, que se responsabilizará solidariamente ao pesquisador por seus atos e atividades no âmbito da instituição. O supervisor deverá atender aos critérios estabelecidos no artigo 5º da Resolução ConsUni nº 201.
  • O supervisor será o responsável pela solicitação do cadastro junto à Pró-Reitoria de Pesquisa (ProPes), encaminhando a documentação pertinente (vide artigo 9º da Resolução ConsUni nº 201) para o e-mail <Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.>, a partir de seu e-mail institucional.
  • Observação: O formulário de cadastro do pesquisador colaborador deverá ser enviado digitalmente por e-mail no formato editável do Word (.doc ou .docx - sem assinaturas) e PDF (esse sim contendo todas as assinaturas necessárias). Importante salientar que, em caso de uso de infraestrutura laboratorial para o desenvolvimento do projeto, a solicitação de cadastro deve ser acompanhada da anuência do coordenador do laboratório em questão.
  • A ProPes, ao receber toda a documentação e o formulário completamente preenchido e assinado, enviará e-mail à secretaria do Centro ao qual o supervisor está vinculado, dando ciência e aguardando aval para prosseguimento do cadastro.
  • Após aprovação do Centro, via confirmação por e-mail, a ProPes providenciará o cadastramento do pesquisador no sistema.
  • O pesquisador receberá um e-mail de confirmação da efetivação do cadastro, contendo também instruções para criar login de rede e e-mail institucional, e uma declaração de vínculo, que estará anexa.
  • O pesquisador será informado quando o crachá de PC estiver disponível para retirada na ProPes. A pedido do pesquisador, o crachá poderá ser encaminhado para a ProPes do campus de São Bernardo do Campo.

Documentação:

  • I. formulário de cadastro do pesquisador colaborador, disponibilizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, contendo anuência do coordenador de laboratório em questão (tanto no formato editável do Word - .doc ou .docx, sem assinaturas - quanto PDF - contendo todas as assinaturas necessárias);
  • II. comprovante de cadastro no SIGAA, do projeto de pesquisa a ser desenvolvido (contendo nome do(a) pesquisador(a) como membro do projeto);
  • III. comprovante de cadastro no SIGAA como usuário em laboratório de pesquisa da UFABC, quando o projeto envolver uso de infraestrutura laboratorial (contendo nome do(a) pesquisador(a) como membro da equipe técnica);
  • IV. para pesquisadores com doutorado, cópia do diploma de doutorado ou de certificado de que faz jus ao título de doutor, reconhecido ou de validade nacional;
  • V. cópia do termo de outorga da bolsa, ou documento equivalente, quando se tratar de pesquisador colaborador bolsista;
  • VI. termo de ciência ética, pelo qual o pesquisador reitera estar condicionado ao regramento do Código de Ética e às sanções decorrentes dele (não há um modelo do termo de ciência ética. Trata-se de um documento escrito e assinado pelo pesquisador(a), no qual este se coloca sob as condições e sanções decorrentes do nosso código de ética);
  • VII. comprovante do esquema vacinal completo (primeira e a segunda doses mais a dose adicional ou dose única mais a dose adicional). Para fins de comprovação, serão aceitos os seguintes documentos:
    1 - Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 expedido pela Plataforma Conecte SUS, Poupatempo Digital ou outras plataformas oficiais;
    Ou
    2 - Cópia de comprovante ou cartão de vacinação impresso em papel timbrado, emitido no momento da vacinação pelo órgão ou instituição de saúde responsável pela aplicação da vacina.

Ressaltamos a necessidade do envio do formulário de cadastro completamente preenchido nos formatos WORD e PDF. Assinaturas são obrigatórias no formato PDF.

Aos pesquisadores já cadastrados no Programa PC informamos que a apresentação do comprovante de esquema vacinal completo é obrigatória e a renovação da vigência está vinculada à esta comprovação.

Os PCs com cadastro ativo receberão email com convite para o envio de informações e comprovante.

Formulários:

Registrado em: Pesquisador
Fim do conteúdo da página