Núcleos Estratégicos
Apresentação
Em 2013, a UFABC estabeleceu política de incentivo à criação de Núcleos Estratégicos de Pesquisa, os quais objetivam promover a produção e a divulgação de conhecimento em áreas inovadoras e consideradas estratégicas para a universidade, e também incentivar a interdisciplinaridade em nível de excelência - característica inerente ao projeto pedagógico da instituição (Resolução Consuni nº 104 - Normatiza os Núcleos Estratégicos de Pesquisa da UFABC).
A principal atividade dos Núcleos é a pesquisa científica e tecnológica, desde que claramente vinculada à transmissão do conhecimento, por meio da interação com cursos de Graduação, Pós-Graduação e atividades de extensão da universidade. As atividades desenvolvidas pelos Núcleos deverão assegurar o caráter inovador de seus projetos, por meio da cooperação e integração interdisciplinar entre os diferentes Centros e demais instâncias da universidade.
A partir de dezembro de 2017, os Núcleos passaram a contar também com o apoio de Professores Visitantes Seniores, selecionados por Processo Seletivo Simplificado de responsabilidade da Reitoria.
Desde a criação da UFABC, foram constituídos 12 (doze) Núcleos Estratégicos, todos vinculados à Reitoria.
Atualmente, existem 7 (sete) Núcleos relacionados a diversas áreas do conhecimento: ciências humanas, sociais, exatas, biológicas, ciência da computação, etc. Os Núcleos são unidades que possuem Coordenação e Conselho Diretivo, e têm prazo de vigência de 6 (seis) anos, prorrogáveis por mais 2 (dois).
Em processos devidamente guiados pelos termos e procedimentos estabelecidos na Resolução Consuni nº 104, os Núcleos Estratégicos da 1ª e 2ª Geração tiveram sua vigência prorrogada. Recentemente, também os Núcleos da 3ª Geração apresentaram seus pedidos de prorrogação de vigência, os quais foram avaliados por Comissão Externa, que emitiu pareceres favoráveis. Com a publicação da Portaria nº 2993/2022, a prorrogação foi homologada.
Como tornar-se membro
Qualquer docente da UFABC poderá associar-se a um ou mais Núcleos, mediante aprovação do respectivo Conselho Diretivo. Para admissão de novos membros, os Núcleos também poderão, a seu critério, abrir edital de chamamento de candidatos.
Convidamos toda a comunidade a conhecer os Núcleos Estratégicos de Pesquisa e a contribuír com essa importante rede integrada da universidade.
1ª Geração: 2008-2016
- NCSC - Núcleo de Cognição e Sistemas Complexos
- NCTS - Núcleo de Ciências, Tecnologia e Sociedade
2ª Geração: 2013-2021
- NBB - Núcleo de Bioquímica e Biotecnologia
- NEEDDS - Núcleo de Estudos Estratégicos sobre Democracia, Desenvolvimento e Sustentabilidade
- NUVEM - Núcleo de Universos Virtuais, Entretenimento e Mobilidade
3ª Geração: 2016-2024
- NANOMED - Núcleo de Nanomedicina
- NINA - Núcleo Interdisciplinar de Neurociência Aplicada
- NuTS - Núcleo de Tecnologias Sustentáveis
- REVALORES - Núcleo de Revalorização de Resíduos
4ª Geração: 2022-2028
- DATAS - Núcleo Estratégico de Pesquisa em Ciência de Dados
- INTERAGRO - Núcleo de Pesquisa em Biotecnologia para o Agronegócio Sustentável
- SABER ABC - Observatório da Saúde e do Bem Viver do ABC
Redes Sociais