Estágio Pós-Doutoral (PD)
O Estágio Pós-Doutoral (PD) no âmbito da UFABC foi instituído pela Resolução Copes n° 005, de 2024.
O objetivo do PD é aprimorar a pesquisa de excelência cientifica na instituição, podendo incluir atividades de ensino na Graduação e Pós-Graduação, e atividades de extensão, desde que aprovadas pelas respectivas áreas.
Importante: o PD não constitui curso ou nível de formação, nem resulta em grau ou titulo acadêmico. As atividades se enquadram como serviço voluntário, não cabendo à UFABC, em qualquer hipótese, admissão de vínculo empregatício ou responsabilidade por remuneração.
(Resolução Copes nº 005, de 30/04/2024)
Como participar do Estágio Pós-Doutoral
Interessados em participar do PD devem se cadastrar no Programa Pesquisador Colaborador da UFABC (PC-UFABC). Para pesquisadores ingressantes no Programa PC-UFABC, é possível declarar interesse no ato do cadastramento. Para PCs já cadastrados, a declaração de interesse será feita por meio de formulário específico.
Para ingresso no PD, os interessados deverão formalizar a solicitação junto à Propes, mediante entrega dos seguintes documentos:
I. formulário contendo a declaração de interesse em participar do PD, com anuência do supervisor,
II. cópia do diploma de doutoramento ou de certificado equivalente, reconhecido ou de validade nacional,
III. plano de trabalho aprovado pelo respectivo órgão de financiamento, no caso dos bolsistas, ou aprovado por seu supervisor, no caso de voluntários, detalhando as atividades a serem desenvolvidas e o cronograma de execução.
Observações importantes:
1. No caso de Pós-Doc voluntário, a Comissão de Pesquisa da UFABC (Copes/UFABC) não fará a análise do projeto de pesquisa, mas sim do plano de trabalho, que deverá ser individualizado, conter a correta identificação do candidato ao estágio pós-doutoral, e obedecer aos seguintes critérios:
a) excelência e clareza na elaboração do plano de trabalho, que deverá conter: (i) breve introdução sobre a pesquisa; (ii) descrição dos objetivos da pesquisa; (iii) metodologia; (iv) resultados esperados; (v) descrição do vínculo/ligação entre a linha de pesquisa do projeto com a expertise do supervisor; (vi) cronograma de atividades; e (vii) motivos para utilização de laboratório (quando for o caso).
b) adequação do cronograma: o cronograma deve integrar o plano de trabalho, destinando-se a demonstrar a razoabilidade do planejamento da execução das atividades dentro do prazo de 1 (um) ano, e indicar (quando for o caso) a previsão de prorrogação de vigência, caso as atividades demandem mais tempo para conclusão.
c) limite de páginas/caracteres: o plano de trabalho deverá conter, no máximo, 3 mil palavras.
2. Servidores técnico-administrativos da UFABC poderão participar de Estágio Pós-Doutoral, desde que as atividades inerentes ao estágio sejam realizadas fora da jornada de trabalho a que estão sujeitos, em observância ao disposto na Resolução Consuni nº 169/2016.
3. O calendário de recebimento dos pedidos e análise da Copes será o seguinte:
a) do dia 1 ao dia 10 de cada mês: prazo para os interessados enviarem seus pedidos.
b) no dia útil subsequente ao dia 10: os membros da Copes são informados quanto aos novos pedidos, e terão 15 (quinze) dias corridos de prazo para as análises.
c) no último dia útil do mês: os interessados são informados quanto ao deferimento ou indeferimento:
- em caso de deferimento, o prazo de início do PD voluntário contará a partir do dia 1º do mês da solicitação.
- em caso de indeferimento, os interessados serão informados quanto às objeções levantadas pela Copes.
1. Instruções para pesquisadores ingressantes no PC-UFABC e no PD
As instruções e outras informações para ingresso no PC-UFABC e no PD, como fluxo de cadastro, lista de documentos, links, formulários, estão na página do Programa PC: propes.ufabc.edu.br/programas.
2. Instruções para pesquisadores já cadastrados no PC-UFABC e com interesse em realizar o PD
Os pesquisadores devem enviar para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.:
I. formulário, em PDF, contendo a declaração de interesse e as assinaturas. (Formulário de participação no PD)
II. plano de trabalho aprovado pelo respectivo órgão de financiamento, no caso dos bolsistas, e aprovado por seu supervisor, no caso de voluntários, detalhando as atividades a serem desenvolvidas e o cronograma de execução.
3. Instruções para TAs com interesse em realizar o PD
Os pesquisadores TAs devem enviar para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.:
I. formulário de cadastro, contendo a declaração de interesse (Formulário de participação de TA's no PD):
a) na versão em PDF, contendo todas as assinaturas;
b) em formato editável do MS Word (DOC ou DOCX), sem as assinaturas.
Observação: Em caso de uso de infraestrutura laboratorial para o desenvolvimento do projeto, o formulário de cadastro deverá conter também a assinatura do coordenador do laboratório em questão.
II. plano de trabalho aprovado pelo respectivo órgão de financiamento, no caso dos bolsistas, e aprovado por seu supervisor, no caso de voluntários, detalhando as atividades a serem desenvolvidas e o cronograma de execução.
III. comprovante de cadastro do projeto de pesquisa no SIGAA contendo nome do pesquisador a ser cadastrado como membro do projeto.
- Manuais disponíveis em: Módulo de Projetos de Pesquisa
IV. comprovante de cadastro do laboratório de pesquisa no SIGAA contendo o nome do pesquisador a ser cadastrado como membro da equipe técnica (caso o pesquisador faça uso de infraestrutura laboratorial).
- Manuais disponíveis em: Módulo de Laboratórios
V. cópia do diploma de doutorado ou de certificado de que faz jus ao título de Doutor, reconhecido ou de validade nacional.
VI. para pesquisadores bolsistas, cópia do termo de outorga da bolsa ou documento equivalente.
VII. Termo de Ciência Ética, pelo qual o pesquisador reitera estar condicionado ao regramento do Código de Ética da UFABC e às sanções nele previstas.
Importante: Ressaltamos a necessidade do envio do formulário de cadastro completamente preenchido no formato não editável (PDF) e no formato editável (MS Word). As assinaturas são obrigatórias no formato PDF.
Renovação ou alterações
Pesquisadores externos: para efetuar a renovação de vigência do cadastro ou informar alterações, o supervisor do pesquisador deverá enviar, utilizando seu e-mail institucional, o “Formulário de Renovação/Alteração no Programa PC e PD” para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Pesquisadores TAs: para efetuar a renovação de vigência do cadastro ou informar alterações, o interessado deverá enviar, utilizando seu e-mail institucional, o “Formulário de Renovação/Alteração do PD” para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Pesquisadores em geral: Juntamente com o formulário de renovação, deverão ser enviados:
- novo plano de trabalho aprovado; e
- cronograma atualizado.
Importante: Os pesquisadores bolsistas também devem enviar a cópia do termo de outorga onde conste a nova vigência da pesquisa.
Conclusão e Desligamento do PD
Pesquisadores externos: para se desligar do PD antes do término, o supervisor deverá enviar, utilizando seu e-mail institucional, o “Formulário de Desligamento do Programa PC e PD” para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Pesquisadores TAs: para se desligar do PD antes do término, o interessado deverá enviar, utilizando seu e-mail institucional, o “Formulário de Desligamento do PD” para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Pesquisadores em geral: Ao término da vigência do PD, deverá ser encaminhado à Propes um parecer de aprovação de relatório final, conforme descrito abaixo:
- Para bolsistas, parecer de aprovação do órgão de fomento ou programa de Pós-Graduação que concedeu a bolsa;
- Para voluntários, parecer do supervisor, com ciência do coordenador do laboratório onde a pesquisa foi realizada.
Obs.: Para preencher os arquivos, o MS Word poderá solicitar ao usuário "Habilitar Edição".
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