Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Perfis de Acesso > Docente > Grupos de Pesquisa
Início do conteúdo da página

Diretório de Grupos do CNPq

O Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil constitui-se no inventário dos grupos de pesquisa científica e tecnológica em atividade no País. Assim a existência da atividade permanente de pesquisa numa instituição é condição prévia para participação dela no DGP, e não o contrário. Em outras palavras, o início de processo de criação ou implantação de atividades de pesquisa em uma instituição não se dá pelo pelo Diretório.

As informações contidas no Diretório dizem respeito aos recursos humanos constituintes dos grupos (pesquisadores, estudantes e técnicos), às linhas de pesquisa em andamento, às especialidades do conhecimento, aos setores de aplicação envolvidos, à produção científica, tecnológica e artística e às parcerias estabelecidas entre os grupos e as instituições, sobretudo com as empresas do setor produtivo. Com isso, é capaz de descrever os limites e o perfil geral da atividade científico-tecnológica no Brasil.

Os grupos de pesquisa inventariados estão localizados, principalmente, em universidades, instituições isoladas de ensino superior com cursos de pós-graduação stricto sensu, institutos de pesquisa científica e institutos tecnológicos.

O Diretório possui uma base corrente, cujas informações podem ser atualizadas continuamente pelos atores envolvidos, e realiza censos bi-anuais, que são fotografias dessa base corrente.

Importa ainda ressaltar que o CNPq não exige a participação de instituições, pesquisadores e estudantes no DGP como requisito para a participação em seus editais e programas.

Objetivo

O Diretório dos Grupos de Pesquisa possui três finalidades principais:

  • No que se refere à sua utilização pela comunidade científica e tecnológica no dia-a-dia do exercício profissional, é um eficiente instrumento para o intercâmbio e a troca de informações. Com precisão e rapidez, é capaz de responder quem é quem, onde se encontra, o que está fazendo e o que produziu recentemente.
  • Seja no nível das instituições, seja no das sociedades científicas ou, ainda, no das várias instâncias de organização político-administrativa do país, as bases de dados do Diretório são fontes inesgotáveis de informação. Além das informações disponíveis sobre os grupos da base de dados atualizados continuamente (Base corrente), seu caráter censitário convida ao aprofundamento do conhecimento por meio das inúmeras possibilidades de estudos de tipo survey. A construção de amostras permitirá o alcance de respostas sobre campos não cobertos pelos dados, como, por exemplo, o financiamento, a avaliação qualitativa da produção científica e tecnológica, bem como o padrão das interações entre grupos de pesquisa e o setor produtivo. Desta forma, é uma poderosa ferramenta para o planejamento e a gestão das atividades de ciência e tecnologia.
  • Finalmente, sendo recorrente a realização de censos (quase sempre numa frequência bianual), as bases de dados resultantes representam um importante papel na preservação da memória da atividade científico-tecnológica no Brasil.

Etapas do cadastro

  1. O docente solicita o cadastro como líder no DGP/CNPq através da abertura de uma solicitação na Central de Serviços da UFABC;
    • Categoria: Pesquisa > Grupos de pesquisa no Diretório de Grupos de Pesquisa/CNPq;
  2. Informa na solicitação os dados solicitados para o cadastro de um grupo de pesquisa no Diretório do CNPq (veja os dados solicitados abaixo):
    • Título do grupo;
    • Titulação, nome e link do currículo lattes do 1° líder e do 2° líder;
    • Nome dos pesquisadores que compõem o grupo com suas respectivas titulações e link do currículo Lattes;
    • Objetivos do grupo a serem inseridos no item repercussões do trabalho do grupo;
    • Linhas de pesquisa e objetivos das linhas, para prévia análise, de acordo com os critérios estabelecidos pelo CNPq.
  3. A Propes analisará a solicitação, se julgar pertinente, o líder será cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq;
  4. A Propes confirmará cadastro e a partir deste, o 1° líder terá acesso ao Diretório para preenchimento dos formulários referentes ao grupo de pesquisa;
  5. O 1° líder deverá acessar o DGP/CNPq pelo link http://lattes.cnpq.br/web/dgp clicar em “Acessar o Diretório”, efetue login (inserindo CPF e senha do Lattes) clique em “Líderes de Grupo” e siga as instruções do CNPq;
  6. Após o preenchimento dos formulários no diretório de Grupos do CNPq, o líder deverá abrir novo chamado solicitando que o grupo seja efetivamente certificado;
  7. A Propes irá conferir os dados do grupo preenchido no DGP/CNPq e certificará o grupo;
  8. Para mais esclarecimentos referentes às regras do CNPq para criação de grupos de pesquisa acesse http://lattes.cnpq.br/web/dgp/wiki/.

Manual do usuário do DGP/CNPq:

https://lattes.cnpq.br/web/dgp/manual-do-usuario/

Dúvidas (FAQ):

https://lattes.cnpq.br/web/dgp/faq/

Grupos Cadastrados

Para acessar a relação de grupos de pesquisa da UFABC cadastrado no CNPq, acesse o sistema DGP/CNPq conforme instruções abaixo:

  1. Acesse: http://dgp.cnpq.br
  2. Clique em "Buscar Grupo"
  3. Na tela de consulta parametrizada, clique em filtros.
  4. Selecione Região: Sudeste; UF: São Paulo; Instituição: Universidade Federal do ABC;
  5. Clique em Pesquisar. Será exibido a lista de todos os grupos cadastrados e certificados pela Pró-Reitoria de Pesquisa da UFABC.
Registrado em: Docentes
Fim do conteúdo da página