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Perguntas Frequentes

Edital

Como faço para participar da Iniciação Científica?

O aluno primeiramente deve procurar um professor de sua área de interesse que esteja disposto a orientá-lo. Em conjunto, aluno e professor irão elaborar um projeto, o qual será submetido pelo orientador no sistema de submissões, formalizando a sua inscrição no processo seletivo para o programa de IC. Essa submissão deverá ser efetuada nos prazos divulgados nos editais.

Como encontro um orientador?

No site da ProPes há um catálogo de professores disponíveis para orientação de alunos ingressantes (estar nessa lista, porém, não os obriga a aceitar a orientação). Para visualizar, acesse o link https://propes.ufabc.edu.br/ic/catalogos-de-orientadores. O aluno pode, também, entrar em contato com outros professores. Na página principal da UFABC consta a lista dos docentes com sua área de atuação e e-mail. Além dessa forma, o aluno pode procurar nas páginas dos cursos de pós-graduação ou graduação que mais lhe interessam. Estas costumam ter uma descrição mais detalhada das atividades de pesquisa dos professores. Na página da PROPG (Pró-reitoria de pós-graduação) há a relação de todos os cursos de pós da UFABC: http://propg.ufabc.edu.br/cursos/. Existe ainda uma base de currÍculos científicos detalhados de todos os pesquisadores que atuam no Brasil http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do?metodo=apresentar. Lá é possível fazer uma busca específica por nomes.

Posso entrar em contato com mais de um docente para ser meu orientador?

Sim, porém precisa ficar atento para definir o projeto e ser inscrito apenas por um docente. Caso seja inscrito por mais de um docente, em projetos diferentes, sua participação no processo seletivo será cancelada.

Um docente de outra universidade quer me orientar? É permitido?

O orientador deve ter um dos vínculos com a UFABC definidos no edital. Você pode tentar verificar o programa de IC da universidade onde o docente trabalha.

Posso me inscrever em mais de um edital PDPD?

Seu orientador poderá inscrevê-lo em mais de um edital, com o mesmo projeto, caso seu perfil atenda as exigências do PDPD-Af ou o projeto ss encaixe no que diz o item item “Tecnologias Prioritárias do MCTIC” do PDPD-ITI (confirme com o seu orientador). Dessa forma, você poderá concorrer às bolsas em cada um desses editais, aumentando a chance de classificação em um deles.

Minha renda familiar atualmente está mais baixa do que quando me matriculei na UFABC. Posso me inscrever no PDPD-Af?

Não. De acordo com o edital, o perfil considerado será aquele informado no momento da matrícula. A renda familiar atual não será considerada.

Qualquer ingressante pode participar do PDPD-Af?

Não. Apenas os alunos que ingressaram através das modalidades descritas em "Público Alvo" podem participar. Sugerimos que leia atentamente esse item do edital.

Posso ter vínculo empregatício participando como voluntário? E se eu ficar na lista de espera?

Aluno voluntário pode ter vínculo empregatício durante toda a vigência do edital. Enquanto estiver na lista de espera, também pode ter vínculo empregatício. Entretanto, caso seja contemplado com a bolsa, precisará optar por um dos rendimentos, pois não é permitido vínculo empregatício durante o recebimento da bolsa.

O que acontece se eu for bolsista e conseguir emprego durante o edital?

Nesse caso você deverá solicitar o desligamento da bolsa de IC, mas poderá continuar no projeto como voluntário.

Quando são publicados os editais dos Programas de Iniciação Científica?

O primeiro edital (PIC/PIBIC/PIBIC-AF e PIBITI), para veteranos, é publicado entre março e abril. Os editais PDPD, para alunos ingressantes, são publicados em junho. Essas datas podem variar a cada ano, por isso é importante acompanhar as notícias publicadas na página da ProPes. Após a publicação do edital as inscrições ficam abertas durante aproximadamente um mês (esse período também pode variar, confirme no edital publicado).

Existem bolsas de IC além das oferecidas pela Pró-reitoria de Pesquisa?

Sim. Existem agências de fomento, como a Fapesp, que têm seus próprios processos seletivos, critérios e datas. Muitos professores também possuem projetos de pesquisa com a Fapesp, CNPq ou em parceria com empresas que também contemplam bolsas para iniciação científica. O CPIC – Comitê dos Programas de Iniciação Científica encoraja fortemente todos os alunos e orientadores a buscarem estas alternativas, e a ProPes fornece todo apoio necessário para isso. Contudo, a ProPes não tem controle sobre os critérios e normas destas bolsas. Os alunos devem contatar diretamente os professores ou as próprias agências de fomento para perguntar sobre este tipo de bolsa.

Posso fazer Iniciação Científica sem participar dos editais?

A menos que você desenvolva sua IC através de projetos individuais de seus orientadores ou de outras agências de fomento (empresas, Fapesp, etc), o CPIC recomenda a todos os alunos, mesmo que não façam questão de receber bolsa ou não a queiram receber, que formalizem seu projeto junto à Pró-reitoria de Pesquisa, submetendo-o nos editais apropriados. Caso a oportunidade surja entre um edital e outro, você não precisa deixar de interagir com um professor e desenvolver a pesquisa. Trabalhe normalmente e quando o edital for lançado, submeta seu projeto, que certamente estará mais amadurecido e avançado do que estaria de outra forma. Sem vínculo com a Pró-Reitoria de Pesquisa, o orientador apenas poderá disponibilizar um documento ao aluno atestando a execução da IC. Este certificado não será validado pela Propes e poderá não ser reconhecido em algumas situações. Alunos que fizerem IC através de agências de fomento receberão os certificados diretamente destas agências após cumprirem as exigências por elas estipuladas.

Como me inscrevo no edital?

A inscrição deve ser efetuada exclusivamente pelo orientador através do sistema de submissões. Os procedimentos estão disponíveis na página https://propes.ufabc.edu.br/ic/sistema-de-submissoes.

Posso me inscrever com mais de um projeto no mesmo edital? Como bolsista em um projeto e como voluntário em outro?

Não. Cada aluno poderá participar do edital vinculado a apenas um projeto, independente da modalidade.

Depois da inscrição estarei automaticamente participando da IC e receberei bolsa?

Não. Os projetos serão avaliados, e apenas aqueles aprovados passarão pelas demais etapas da seleção. É necessário ler atentamente o edital para verificar todos os requisitos e procedimentos, pois estes podem ser alterados a cada ano. O número de inscritos é sempre maior do que o número disponibilizado de bolsas. Dessa forma, nem todos os alunos com projetos aprovados serão bolsistas.

Quais critérios são levados em conta para a concessão das bolsas?

Os editais trazem a descrição dos critérios de ranqueamento para concessão das bolsas para os projetos aprovados. Estes critérios devem sempre ser verificados em cada edital, pois podem ocorrer alterações de um ano para outro.

Caso meu projeto seja aprovado mas eu não seja selecionado para receber uma bolsa, posso fazer IC mesmo assim?

Sim. Caso manifeste interesse em seguir com a IC como voluntário, o aluno deverá formalizar a IC e cumprir com todas as obrigações que constam no edital (inclusive participar do simpósio) para ter direito à declaração de participação no projeto.

Consegui a bolsa. Precisarei comprovar em algum momento que estou trabalhando na IC?

Sim. Será necessário elaborar e entregar um relatório parcial e um final nos prazos informados no edital. O orientador ficará responsável por encaminhar os relatórios através do sistema de submissões.

Não vou receber bolsa. Precisarei enviar algum relatório?

Sim. Se você ficou em lista de espera ou foi inscrito como voluntário, seu orientador deverá enviar um fomrulário no lugar do relatório parcial, comprovando que você está trabalhando no projeto. No término da vigência, você deverá elaborar e entregar um relatório final no prazo informadosno edital. O orientador ficará responsável por encaminhar o formulário e relatório através do sistema de submissões.

Não recebo bolsa, mas queria enviar um relatório parcial e não só o final. Posso?

Sim. Se o seu orientador estiver de acordo, você pode também enviar um relatório parcial do projeto. O orientador ficará responsável por encaminhar o relatório através do sistema de submissões.

Sou bolsista e consegui um estágio. Posso continuar na Iniciação Científica?

É possível acumular as bolsas do estágio e de IC, mediante um termo a ser assinado pelo orientador da pesquisa, pelo supervisor do estágio e pelo aluno. Entre em contato através do email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para maiores informações.

Devo me dedicar quanto tempo por semana na orientação?

O edital exige um tempo de dedicação de 20 horas semanais, em média. A distribuição disso ao longo do ano, envolvendo períodos de férias e provas, é estipulada caso a caso entre o aluno e seu orientador.

Caso participe de mobilidade acadêmica durante parte da vigência do edital da IC, como devo proceder?

Informe à Divisão de Iniciação Científica, a qual verificará se o CPIC autorizará a continuidade da IC.

Posso solicitar prorrogação da entrega dos meus relatórios?

Não há prorrogação de prazo para a entrega dos relatórios de Iniciação Científica.

Posso ter um coorientador?

Sim, desde que o nome do coorientador tenha sido informado na submissão do projeto. O coorientador deve cumprir os mesmos requisitos do orientador, os quais constam nos editais.

Um professor pode vincular mais de um aluno a um único projeto maior?

Não há impedimentos que projetos de alunos diferentes se comuniquem dentro de um projeto maior. Isso é inclusive desejável. Contudo, cada aluno deve ter atividades únicas e bem definidas dentro deste projeto maior.

Qual o horário da Iniciação Científica do PIBIC Ensino Médio?

O horário será acordado entre aluno e professor, sempre respeitando o horário da escola em que o aluno está matriculado.

Faço o Ensino Médio pela manhã e técnico a tarde. Posso fazer Iniciação Científica?

Pode, desde que o orientador aceite orientar no período em que o aluno não tenha as aulas regulares.

A escola em que estudo não quer assinar a documentação necessária, posso fazer PIBIC Ensino Médio?

Não. Toda a documentação deverá ser preenchida, assinada e carimbada pelo responsável escola.

Documentação

Se meu projeto for aprovado, terei que entregar algum documento para começar a IC?

Sim. Fique atento às instruções divulgadas junto aos resultados, na página da ProPes. A IC estará formalizada SOMENTE após a entrega dos documentos solicitados.

Apenas bolsitas precisam formalizar que vão fazer a IC?

Não. TODOS OS PARTICIPANTES, que vão receber bolsa ou não, precisam enviar os documentos solicitados nos prazos informados junto do resultado final. Se o aluno não enviar a documentação, será considerado DESISTENTE e não será cadastrado como participante da IC.

Esqueci de enviar o Termo de Compromisso ou o Termo de Outorga, mas comecei o projeto. Posso mandar depois?

Não. De acordo com os editais, se o aluno não enviar a documentação solicitada e no prazo informado, será considerado DESISTENTE. Não serão recebidos documentos depois do período correto e você não receberá comprovante de participação na IC.

Fiquei na lista de espera e mandei o Termo de Compromisso. Devo começar o projeto só quando me chamarem para receber bolsa?

Não. Você deve começar a trabalhar no projeto normalmente. Caso aconteçam desistências, os alunos da lista de espera serão chamados por ordem de classificação, mas só receberão a bolsa se os orientadores comprovarem que estão trabalhando normalmente no projeto.

Meu orientador está viajando. Posso entregar o Termo de Outorga/Compromisso posteriormente?

Casos extraordinários deverão ser justificados pelo próprio orientador, através de seu e-mail institucional, e serão avaliados individualmente pela ProPes.

Com o envio do Termo de Compromisso na data correta eu automaticamente me torno aluno voluntário na Iniciação Científica?

Sim. E os alunos da lista de espera que nos enviaram o Termo de Compromisso nas datas estipuladas poderão se tornar bolsistas quando ocorrerem desligamentos, 

Pagamentos

Em qual dia do mês receberei o pagamento da bolsa?

Os pagamentos são efetuados até o décimo dia útil de cada mês, podendo variar dependendo da disponibilidade orçamentária da universidade.

Preciso abrir conta no Banco do Brasil? Pode ser universitária ou poupança? Pode ser no nome de outra pessoa da família?

As contas bancárias dos alunos bolsistas devem ser abertas no Banco do Brasil. A conta deve ser corrente, exclusivamente no nome do bolsista e pode ser Universitária.

O banco cobrará taxa de manutenção?

Segundo a Resolução 3.919/2010, estabelecida pelo BC (Banco Central), qualquer correntista pode obter uma conta bancária sem ter que pagar sequer um centavo ao banco de sua preferência. Informe-se em sua agência.

Em quais casos é preciso devolver os valores das bolsas?

Se houver inadimplência quanto à entrega de relatórios ou se o aluno interromper a IC sem seguir as normas do edital, será solicitada a devolução das bolsas recebidas durante a inadimplência. O aluno com pendências também não poderá participar de outros editais da Iniciação Científica, assim como seu orientador, até que a situação seja regularizada.

A UFABC paga o transporte até os Campi?

Não. O aluno poderá utilizar as linhas dos fretados da UFABC, desde que haja vagas e dentro dos horários estabelecidos.

A UFABC pode deixar de pagar algum mês da minha bolsa?

Conforme consta nos editais e nos Termos de Outorga, os pagamentos serão efetuados mediante disponibilidade orçamentária. Caso ocorra algum problema em relação aos pagamentos, avisaremos os bolsistas através de e-mail.

Desligamentos

Preciso interromper a IC. Como solicito meu desligamento?

É necessário solicitar o desligamento através da Central de Serviços, disponível no link https://central.ufabc.edu.br/load.php/site/login. Após a efetivação do desligamento, a equipe da IC enviará um e-mail ao aluno e ao orientador com a confirmação.

Quem pode solicitar o desligamento?

Tanto o aluno como o orientador podem preencher o formulário de desligamento, mas a confirmação será encaminhada aos dois.

Após o desligamento preciso resolver alguma pendência?

O aluno deverá enviar ao orientador um relatório das atividades desenvolvidas até o desligamento. Esse relatório será revisado pelo orientador, o qual irá encaminhá-lo através do sistema de submissões. O prazo para envio do relatório é de 30 dias após a efetivação do desligamento.

Quando solicito desligamento preciso devolver os valores recebidos?

Caso o relatório das atividades desenvolvidas não seja enviado no prazo ou se não for aprovado pelo parecerista, será solicitada a devolução das bolsas recebidas. Neste último caso, será dado o direito de resposta ao aluno e eventualmente solicitada a análise de um segundo parecerista.

Certificados

Terminei minha Iniciação Científica, onde solicito o comprovante de conclusão?

A declaração de conclusão da IC deve ser solicitada através do link da central de serviços https://central.ufabc.edu.br/load.php/site/login. O prazo para retorno é de três dias úteis.

Participei do Simpósio, onde solicito meu certificado?

O certificado de participação no Simpósio é disponibilizado na página da ProPes para impressão pelos participantes.

Simpósio

O Encontro de IC corresponde ao simpósio de apresentação dos trabalhos de IC que consta nos editais?

Sim. O Encontro engloba o Simpósio de IC da UFABC e o Congresso de IC da USCS, pois é realizado em colaboração pelas duas universidades.

Qual a data do Simpósio?

O evento costuma ocorrer no mês de novembro, mas fique atento às divulgações efetuadas na página da Pró-Reitoria de Pesquisa.

Como será o formato do próximo Simpósio?

Informações serão divulgadas a partir do mês de setembro na página da Pró-Reitoria de Pesquisa.

Não poderei participar do Simpósio esse ano. O que faço?

Você deverá participar do Simpósio do ano seguinte, pois a apresentação do projeto no evento é exigência do edital. Envie um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com a justificativa.

Como efetuo minha inscrição no Simpósio?

A inscrição é efetuada pelo orientador, mas confirme com ele, antes do término do período de inscrições, se realmente foi efetuada.

Como e quando a inscrição deve ser efetuada?

Consulte as informações disponíveis na página da Pró-Reitoria de Pesquisa a partir de setembro.

Meu orientador não me inscreveu no Simpósio, como devo proceder?

Para evitar este tipo de ocorrência, o aluno deve certificar-se de que o orientador efetuou a inscrição, relembrando-o se for necessário. Caso contrário, o aluno deverá solicitar ao orientador que o inscreva no ano seguinte para que possa apresentar o projeto no evento.

Posso receber a declaração de conclusão da Iniciação Científica sem apresentar o projeto no Simpósio?

Para receber a declaração de conclusão da IC é necessária a apresentação no evento, conforme exigido em edital.

Não recebo bolsa, sou voluntário. Devo apresentar minha pesquisa no Simpósio?

Sim, o aluno voluntário precisa seguir o edital e participar do Simpósio. O aluno que não participar do Simpósio não receberá a declaração de conclusão da pesquisa.

Sou bolsista de IC de outra agência de fomento. Posso apresentar minha pesquisa no Simpósio?

Sim. Bolsistas de outras agências de fomento podem se inscrever e participar do Simpósio.

Outras Dúvidas:

Caso surjam outras dúvidas referentes à Iniciação Científica, envie ao e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

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