Página inicial > Notícias > Bolsas PIBIC-PIBITI/CNPq/IAC vigência 2023-2024

Bolsas PIBIC-PIBITI/CNPq/IAC vigência 2023-2024

Publicado: Quinta, 06 Abril 2023 15:18
Atenção: Inscrições abertas para Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e para Bolsas de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) – CNPq, no Instituto Agronômico - IAC
Solicitamos a colaboração desta Instituição na divulgação do cartaz anexo, em mural e correio eletrônico, referente ao Programa de Bolsas PIBIC-PIBITI/CNPq/IAC para a vigência 2023-2024 (01/09/2023 a 31/08/2024). Serão 45 vagas para bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e 8 vagas para bolsas de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI).

Os estudantes interessados já podem se inscrever preenchendo o cadastro de estagiários disponível em: http://www.iac.sp.gov.br/areadoinstituto/estagios/cadastro

Importante: Antes do preenchimento da ficha de cadastro o aluno deverá escolher sua área de interesse acessando o site www.iac.sp.gov.br e clicando em IAC/Estágios IAC/Áreas de Interesse ou diretamente no link  http://www.iac.sp.gov.br/areadoinstituto/estagios/areasestagio.php.
PIBIC é um programa do CNPq cujo objetivo é contribuir para a formação de novos talentos em todas as áreas do conhecimento, através da concessão de quotas de bolsas de iniciação científica (I.C.) diretamente às Instituições de Ensino e Pesquisa. As quotas concedidas anualmente são administradas pelas próprias Instituições participantes, sob a supervisão do CNPq. O Programa é voltado exclusivamente a alunos de graduação e deve servir de incentivo à formação de novos pesquisadores, privilegiando a participação ativa de bons alunos em projetos de pesquisa com qualidade acadêmica, mérito científico e orientação adequada. Os alunos participantes do programa deverão apresentar bom desempenho acadêmico e potencial para continuidade na carreira de pesquisa, sendo este um dos critérios de avaliação do programa do IAC por parte do CNPq.

O PIBITI - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - é um programa do CNPq cuja finalidade visa estimular os alunos de graduação ao desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e inovação, através da concessão de quotas de bolsas PIBITI-Iniciação Tecnológica às Instituições de Ensino e Pesquisa. As quotas concedidas anualmente são administradas pelas próprias Instituições participantes, sob a supervisão do CNPq. Como objetivos específicos destacam-se: incentivar as instituições à formulação de uma política de iniciação em atividades de desenvolvimento tecnológico e inovação; possibilitar maior interação entre atividades de desenvolvimento tecnológico e inovação desenvolvidas na graduação e na pós-graduação; estimular pesquisadores produtivos a envolverem estudantes do ensino superior em atividades de desenvolvimento tecnológico e inovação; proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa tecnológica, bem como estimular o desenvolvimento do pensar tecnológico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.

José Antonio de Fátima Esteves

Pesquisador Científico

Coordenador Acadêmico PIBIC e PIBITI

Instituto Agronômico (IAC)

Silvana/Ana Elisa

Coordenação Administrativa PIBIC e PIBITI/ IAC

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

(19) 2137-0632 / (19) 2137-0680