Página inicial > Notícias

Entrevistas, reflexões e debates interdisciplinares: UFABC lança a série “Papos científicos”

Publicado: Quarta, 02 Dezembro 2020 21:14

Com episódios mensais, a série será transmitida nas plataformas digitais da Universidade

A UFABC, por meio de sua Pró-reitoria de Pesquisa (ProPes), lança neste mês de dezembro a série “Papos Científicos”, que será transmitida mensalmente nas plataformas oficiais da Universidade. A proposta é que haja temporadas temáticas abordando um tema central a ser apresentado e debatido, sob perspectivas interdisciplinares e transversais, pelos(as) cientistas convidados(as).

De acordo com Sônia Malmonge, pró-reitora de pesquisa da UFABC “neste momento de tantas dificuldades, entendemos que é papel da Universidade trazer para a população informações científicas qualificadas e transversais e esperamos que a série “Papos Científicos” possibilite ampliação das vozes da ciência em nossa sociedade. Além disso, esta série perene de discussões, debates e reflexões científicas reforçará a ciência no ambiente acadêmico de nossa universidade”.

A primeira temporada de “Papos Científicos” trará variadas perspectivas sobre a realidade da pandemia da Covid-19 e o episódio de estreia contará com a participação do professor Jorge Kalil (Faculdade de Medicina - USP), que falará sobre questões relacionadas à vacina (detalhes abaixo). “Escolhemos abordar o tema da pandemia nesta primeira temporada justamente porque ainda vivemos uma situação crítica em relação à Covid-19 e as dúvidas e desinformações em torno dessa temática merecem intervenções da universidade como esta.”, complementou o pró-reitor adjunto da ProPes, Rodrigo Cunha.

Acompanhe “Papos Científicos” nos canais de comunicação oficiais da UFABC. Veja, a seguir, os detalhes da primeira conversa, que acontece nesta quinta-feira (03/12).

Papos Científicos: Reflexões e debates interdisciplinares

1ª temporada: A pandemia continua em foco

Episódio 1: Vacina anti Covid-19: Panorama mundial e perspectivas futuras

Data e horário: 3 de dezembro, às 17h00
Transmissão ao vivo: https://youtu.be/UoNAfG0HkJY

Cientista convidado: Prof. Jorge E. Kalil Filho da Faculdade de Medicina da USP

Resumo: Neste episódio, discutiremos as dúvidas mais frequentes referentes à vacina contra Covid-19 e trataremos sobre as polêmicas e desinformações em torno do tema. Debateremos também sobre os princípios imunológicos para obtenção de uma vacina contra SARS-CoV-2 e sobre as 11 vacinas atualmente em fase 3 de estudos. Além disso, nosso convidado falará sobre a estratégia da vacina estudada pelo grupo de pesquisa em que atua.

Fonte: Assessoria de Comunicação e Imprensa e Pró-reitoria de Pesquisa