Página inicial > Notícias > FAPESP lança nova chamada para Escolas São Paulo de Ciência Avançada

FAPESP lança nova chamada para Escolas São Paulo de Ciência Avançada

Publicado: Segunda, 27 Fevereiro 2023 10:10

Agência FAPESP – A FAPESP anuncia uma nova chamada de propostas no âmbito do programa Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA), que oferece recursos para a organização, no Estado de São Paulo, de cursos sobre pesquisa avançada nas diferentes áreas do conhecimento. Serão selecionadas até cinco escolas, com início a partir de março de 2024.

A modalidade de Auxílio à Organização de Reunião Científica: Escola São Paulo de Ciência Avançada se destina a apoiar total ou parcialmente a realização de cursos de curta duração sobre temas na fronteira da ciência e da tecnologia que sejam desenvolvidos no Estado de São Paulo e representem objetos de pesquisa internacionalmente competitiva. Este é o 17º edital da modalidade, que tem periodicidade anual.

Os cursos das ESPCA devem reunir cientistas com interesses profissionais comuns, de modo presencial, por um período de dez a 14 dias. O objetivo é promover intensa discussão e análise dos aspectos mais avançados em seus campos de pesquisa.

Para ministrar aulas na ESPCA, os pesquisadores devem ser cientistas de excelente qualificação e destaque em seus campos de atuação, no Brasil ou no exterior.

Os estudantes participantes devem estar matriculados em cursos de graduação ou pós-graduação, no Brasil ou exterior, sendo potenciais candidatos aos cursos de mestrado e doutorado ou a estágios de pós-doutorado em instituições de ensino superior e pesquisa paulistas. Também poderão ser aceitos alguns jovens doutores. Deverá ser oferecida aos jovens a oportunidade de apresentar os resultados de suas pesquisas em andamento em sessões de pôsteres, incluídas no programa.

Submissões serão recebidas até 2 de maio pelo Sistema de Apoio à Gestão (SAGe) da FAPESP. No dia 12 de abril será realizada uma reunião on-line para esclarecimento de dúvidas de interessados em enviar propostas.

A chamada está disponível em: http://espca.fapesp.br/detalhe/chamada/17.

Este texto foi originalmente publicado por Agência FAPESP de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original aqui.