Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > FAPESP SIMPLIFICA FLUXOS PARA INCENTIVAR MAIS PESQUISADORES A APRESENTAREM PROJETO
Início do conteúdo da página

FAPESP SIMPLIFICA FLUXOS PARA INCENTIVAR MAIS PESQUISADORES A APRESENTAREM PROJETO

Publicado: Quinta, 07 Março 2024 15:31

Prezados docentes e pesquisadores,

A Pró-reitoria de Pesquisa informa que em reunião do Conselho Superior da FAPESP, realizada em 31 de janeiro, a Diretoria Científica apresentou uma série de ações e propostas a serem implementadas ao longo de 2024 com o intuito de simplificar os processos, reduzir a burocracia, dar maior autonomia ao pesquisador e apoiar a internacionalização e a inovação nos projetos, com especial atenção aos jovens pesquisadores. Essas ações estão em consonância com a missão da FAPESP de apoiar e fortalecer a excelência das pesquisas desenvolvidas no Estado de São Paulo.

Assim, a Diretoria Científica está promovendo alterações em sua estrutura interna, que passará a contar com a figura das Coordenações Gerais de Grandes Áreas. Serão ao todo três: 

1) Ciências, Humanidades e Artes; 

2) Tecnologia e Parcerias em Inovação; e 

3) Programas Estratégicos e Infraestrutura. 

A função dos coordenadores gerais envolverá a atuação em ações transversais, elaboração de medidas prospectivas e estratégicas para cada área e realização de análises detalhadas dos trabalhos da Assessoria Científica, de modo a garantir isonomia nos critérios de avaliação entre os diferentes campos do conhecimento e programas.

Visando a simplificação de processos e redução de burocracia, a DC promoverá a melhoria da dinâmica do fluxo de análise das propostas atuando em duas vertentes:

- redução no número de etapas e dos prazos para análise de bolsas e auxílios;

- redução na quantidade de documentos solicitados nas submissões.

A Diretoria Científica também está implementando mudanças nas normativas para ampliar a autonomia do pesquisador, garantindo mais independência na escolha dos bolsistas vinculados ao projeto e ampliando as oportunidades de fomento para colaboração, mobilidade internacional e inovação.

É importante destacar que a FAPESP continuará apoiando as pesquisas de excelência, ousadas, disruptivas e inovadoras, que abordem os grandes desafios da ciência.

Novos programas serão lançados em 2024 e aqueles já existentes serão revisados para permitir projetos ainda mais inovadores. Uma das novidades será o Programa  Primeiros Projetos, que tem como meta a seleção de pesquisadores consolidados que desenvolvem trabalhos com notável excelência, mas que ainda não foram apoiados  pela Fundação.

Registrado em: Notícias
Fim do conteúdo da página