Página inicial > Notícias

[Informe] Atividades de Pesquisa de caráter emergencial na UFABC

Publicado: Quarta, 26 Agosto 2020 11:40

Estimadas e estimados servidores:

O Comitê de Planejamento e Ações de Gestão Referente ao Coronavírus no âmbito da UFABC (Portaria Reitoria 594/2020), tem atuado no sentido de estudar as condições de retorno e oferecer subsídios para que sejam tomadas as providências necessárias quanto à retomada das atividades presenciais em nossa Universidade, visando a segurança da comunidade universitária e das comunidades onde se inserem nossos campi.

No âmbito da pesquisa, várias atividades são consideradas inadiáveis e imprescindíveis neste momento de suspensão das atividades presenciais e suas práticas no momento atual devem ser encaminhadas com cuidado e responsabilidade. Nesse sentido, a Pró-Reitoria de Pesquisa (ProPes), subsidiada pelas análises do Comitê de planejamento, indicará perspectivas de flexibilização das atividades de pesquisa com acesso aos campi baseada em indicadores epidemiológicos favoráveis para maior segurança da comunidade.

Tais medidas de flexibilização exigem planejamento amplo e envolvem trabalho integrado entre diversos setores da universidade. Para que os riscos de contágio pelo coronavírus sejam minimizados, é fundamental que haja a devida preparação das áreas comuns, a classificação de riscos em ambientes de trabalho, a organização de serviços de limpeza e higienização, a segurança e a manutenção do funcionamento dos Laboratórios Multiusuários (LMUs) pelas equipes técnicas.

Em breve, a gestão apresentará um plano para a próxima etapa de flexibilização aos órgãos superiores da Universidade. Por ora, estão estabelecidas como prioritárias para acesso aos campi as seguintes modalidades de pesquisa (1) projetos relacionados ao combate à COVID-19 que demandem utilização das instalações nos campi; (2) experimentos que envolvam criogenia; (3) experimentos instalados antes da pandemia e que exijam manutenção nos biotérios ou na casa de vegetação.

Para garantia das condições de segurança da comunidade, estas atividades de pesquisa poderão continuar em andamento desde que os projetos estejam devidamente cadastrados no SIGAA e que o docente responsável preencha o formulário eletrônico disponibilizado em http://ufabc.net.br/pesquisaemergencial com informações necessárias à autorização de acesso.

Além das prioridades elencadas acima, outras atividades presenciais, a serem avaliadas pela gestão, também poderão ser consideradas inadiáveis. Para tanto, estão mantidos os mesmos procedimentos já mencionados (cadastro do projeto no SIGAA e envio do formulário eletrônico). A ProPes confirmará o recebimento da solicitação por e-mail dirigido ao docente responsável pela atividade de pesquisa e consultará os Centros, através de suas Comissões de Pesquisa, no caso dos Laboratórios de Grupos de Pesquisa, e às Coordenações dos Laboratórios Multiusuários, no caso das solicitações de uso dos LMUs.

Reiteramos que o Comitê de Planejamento e Ações de Gestão Referente ao Coronavírus no âmbito da UFABC, com a colaboração da ProPes, que está articulada às Comissões de Pesquisa dos Centros, continua trabalhando no planejamento das próximas fases da flexibilização das atividades de pesquisa da UFABC. A gestão manterá a comunidade universitária atualizada acerca dos encaminhamentos propostos nesse sentido.

Estimamos que todas e todos estejam bem e permanecemos à disposição e atuando para propiciar condições seguras e minimização de riscos para nossa comunidade.

Cordialmente,

Reitoria • UFABC