Página inicial > Notícias > Lista de projetos inscritos no VI Encontro de Iniciação Científica

Pesquisadores dispõem de plataforma internacional de produtividade

Publicado: Terça, 27 Abril 2021 14:12

A comunidade acadêmica da UFABC conta desde fevereiro com acesso a plataforma InCites Benchmarking & Analytics da Clarivate. Essa ferramenta permite a realização de análises de produtividade científica e comparação de resultados com parceiros no mundo inteiro, por meio de avaliações on-line de pesquisas personalizadas e baseadas em citações. O InCites toma por base o conjunto de registros da Web of Science – reconhecida por instituições de pesquisa, universidades, organizações de financiamento e órgãos governamentais de todo o mundo como a fonte mais confiável e de maior volume de informações sobre citações acadêmicas.

De acordo com a pró-reitora de Pesquisa da UFABC, professora Sonia Malmonge, a possibilidade de trabalhar com dados dessa qualidade impacta o desempenho de programas institucionais, como o CAPES-PrInt e rankings acadêmicos – para ela, cruciais para a relação da UFABC com o ambiente acadêmico regional, nacional e internacional. Malmonge afirma que a disponibilidade dessa ferramenta terá especial relevância no plano de internacionalização da UFABC, com resultado positivo se estendendo à qualidade da produção científica e à formação ampla e plural da comunidade acadêmica em diferentes níveis.

Trabalho estratégico

Com o acesso a InCities, a comunidade universitária passa a contar com a capacidade de monitorar de maneira efetiva e confiável o desempenho científico de discentes e docentes. Segundo a pró-reitora, o uso da plataforma possibilitará a institucionalização e divulgação de parcerias estabelecidas entre docentes. "Além disso, haverá condições para acompanhamento e prospecção de parceiros internacionais estratégicos por meio de instrumento de busca sofisticado" – acrescenta a professora.

O vice-reitor, professor Wagner Carvalho, afirma que "os indicadores podem embasar propostas de projetos de pesquisa institucionais, temáticos ou individuais além de suprir bancos de dados de pesquisa para os rankings institucionais ou para atender a demandas de órgãos externos". Ele lembra que a contratação desse serviço também contempla objetivos do Plano de Internacionalização da UFABC, estabelecidos há três anos pelo Conselho Universitário, que indicam foco e prioridades de ações para maximizar a interação com outros grupos de pesquisa – no país e no exterior – em busca da excelência em pesquisa.

A contratação da assinatura para acesso à plataforma InCites ocorreu por meio de processo internacional e tem validade de cinco anos. A Clarivate Analytics tem mais de meio século de experiência em indexação, análise e métricas de citação. No Brasil, esse banco de dados é utilizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por diversas universidades federais, pelas paulistas Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista (Unesp), além da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Mais informações e orientações sobre o uso da InCities estão disponíveis no sítio da Pró-Reitoria de Pesquisa.

Assessoria de Comunicação e Imprensa