Página inicial > Notícias > Premiação no 2º Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”

Premiação no 2º Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”

Publicado: Quinta, 04 Fevereiro 2021 14:41

SBPC realiza cerimônia de entrega do 2º Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher” no dia 11 de fevereiro

O evento virtual será transmitido pelo canal da SBPC no YouTube às 10h30. Nesta edição serão premiadas meninas e jovens cientistas, do Ensino Médio e da Graduação

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realiza no dia 11 de fevereiro a cerimônia virtual de entrega do 2º Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”, que nesta edição contempla a categoria Meninas na Ciência. A cerimônia virtual será aberta todos, com transmissão pelo canal da SBPC no YouTube a partir das 10h30.

O evento celebra o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, instituído pela Unesco.

Nesta edição, a SBPC recebeu indicação de 286 candidatas, oriundas de 18 estados e 70 municípios de todas as regiões do País. Do total de inscritas, 90 eram do Ensino Médio e 195 de Graduação. As candidatas desenvolveram trabalhos científicos nas áreas de Agrárias (17), Biológicas (27), da Saúde (80), Ciências Exatas e da Terra (81), Humanas (23), Ciências Sociais e Aplicadas (20), Engenharias (28) e Linguística, Letras e Artes (10). A comissão julgadora selecionou 16 finalistas e, destas, duas vencedoras e quatro menções honrosas.

Juliana Davoglio Estradioto, formada no curso técnico em Administração do Instituto Federal do Rio Grande (IFRS), é a campeã no nível de Ensino Médio. E a ganhadora do nível Graduação é Raquel Soares Bandeira, estudante de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

As quatro estudantes que receberam as menções honrosas são: Ana Carolina Botelho Lucena, aluna do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Pará (UFPA), e Nallanda Victoria dos Santos Martins, estudante do Colégio Estadual Doutor Antonio Garcia Filho, Umbaúba (SE), pelo nível Ensino Médio. E Julia Bondar, estudante de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e Nayara Stefanie Mandarino Silva, graduada em Letras Português e Inglês pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), pelo nível Graduação.

Participarão também da cerimônia no dia 11 de fevereiro as sete cientistas que formaram a comissão julgadora, que vão falar sobre o processo de escolha das vencedoras e a importância desta iniciativa. São elas: Fernanda Sobral, vice-presidente da SBPC; Helena Nader, premiada na Categoria “Mulheres Cientistas” em 2020 e vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC); Vanderlan da Silva Bolzani, professora titular do IQAr-Unesp, presidente da Academia de Ciências do Estado de SP; Roseli de Deus Lopes, diretora da SBPC e professora do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da EP-USP; Lucia Mendonça Previato, diretora da Academia Brasileira de Ciências (ABC); Rochele Loguercio, presidente da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (Abrapec); e Cristina Garcia, diretora científica da L’Oréal Brasil, entidade apoiadora da premiação.

Criado em 2019, o Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher” é uma homenagem da SBPC às cientistas brasileiras destacadas e às futuras cientistas brasileiras de notório talento, que leva o nome de sua primeira presidente mulher, Carolina Martuscelli Bori. A SBPC – que já teve três mulheres presidentes e hoje a maioria da diretoria é feminina – criou esta premiação por acreditar que homenagear as cientistas brasileiras e incentivar as meninas a se interessarem por este universo é uma ação marcante de sua trajetória histórica, na qual tantas mulheres foram protagonistas.

A cerimônia de premiação ocorre anualmente, alternando duas categorias – “Mulheres Cientistas” e “Meninas na Ciência”. Esta segunda edição premia a categoria das jovens cientistas do Ensino Médio e Graduação, cujas pesquisas de iniciação científica demonstraram criatividade, boa aplicação do método científico e potencial de contribuição com a ciência no futuro.

Serviço:

Cerimônia virtual de entrega do 2º Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”

Data: 11 de fevereiro de 2021, às 10h30

Local: Canal da SBPC no YouTube