Página inicial > Notícias > [FAPESP] Comunicado: Devolução de verba

Pró-Reitoria de Pesquisa atualiza informações sobre as atividades de pesquisa na UFABC em face da pandemia de Covid-19

Publicado: Quarta, 01 Julho 2020 21:08

A situação crítica do avanço de casos do novo Coronavírus faz com que reavaliemos rotinas periodicamente, de modo a preservar nossa saúde, de nossos familiares e de toda comunidade UFABC - nossas maiores prioridades.

Após mais de noventa dias do início da interrupção das atividades presenciais nos campi da UFABC e considerando o avanço crescente no número de casos de Covid-19, em especial na região metropolitana da cidade de São Paulo, ressaltamos a importância da manutenção dos protocolos mais severos recomendados pelas autoridades de saúde, particularmente no que diz respeito ao isolamento social, dado o estado crítico que a pandemia alcançou.

Tal situação impactou o andamento das atividades de pesquisa de nossa comunidade e também de todas as universidades no Brasil e no exterior. O contexto de exceção no qual estamos inseridos exige paciência, cuidado e responsabilidade para tratarmos da retomada de nossas investigações acadêmicas, tema de discussões que iniciamos recentemente na Comissão de Pesquisa da ProPes.

Assim, reiteramos que a presença nos Laboratórios de Pesquisa deve se restringir às situações de extrema excepcionalidade e que demandem atividade essencialmente presencial. Nesses casos, conforme nota divulgada à comunidade na última terça-feira (30), o responsável deve obrigatoriamente informar à Seção de Segurança Comunitária (ProAP) sua necessidade de acesso aos campi, por meio do preenchimento de formulário eletrônico disponível em:

É crucial reforçarmos a atenção quanto aos cuidados recomendados para não colocarmos nenhum membro de nossa comunidade em risco (pesquisadores, técnicos, discentes e terceirizados). Por isso, ressaltamos que o acesso aos laboratórios deve ocorrer preferencialmente por docentes e discentes que não façam parte de grupos de risco, atendendo estritamente os procedimentos de segurança nos espaços do laboratório quanto à segurança física e à integridade de saúde.

A complexidade do funcionamento das universidades em face da pandemia demanda um debate contínuo e colaboração de todas e todos - intramuros e extramuros. Desse modo, informamos que, nas últimas semanas, a ProPes esteve envolvida em discussões e em trocas contínuas de experiências com colegas de outras instituições de ensino superior. Estivemos em contato não apenas com os pró-reitores de pesquisa das universidades paulistas, mas também com o Colégio de Pró-reitores de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação das IFES (COPROPI), cujo âmbito de atuação compreende o conjunto das universidades federais brasileiras. Tais discussões embasam a abordagem que estamos construindo para nosso contexto.

Outrossim, destaca-se nossa integração ao Comitê de Planejamento e Ações de Gestão Referente ao Coronavírus no âmbito da UFABC (Portaria da Reitoria de 594/2020), no qual temos a atribuição de estudar as condições de retorno e de oferecer subsídios para que sejam tomadas as providências necessárias quanto à retomada das atividades presenciais na UFABC, no momento e da forma em que isso for possível, com todo o cuidado, responsabilidade e seriedade que esses tempos de exceção demandam.

Pró-Reitoria de Pesquisa

Assessoria de Comunicação e Imprensa