Página inicial > Notícias > Chamadas CNPq

Prorrogação na entrega dos Relatórios Finais dos Editais de 2019

Publicado: Quinta, 06 Agosto 2020 14:16

O Comitê de Iniciação Cientifica, preocupado com a saúde da Comunidade Acadêmica da UFABC, e seguindo as recomendações da Pró-Reitoria de Pesquisa, vem por meio deste e-mail esclarecer alguns questionamentos a respeito da manutenção das atividades de pesquisa para alunos da graduação, respeitando o plano de Estudos Continuados Emergenciais (ECE) adotado pela Universidade.

Os Editais em andamento (01/2019, 02/2019, 03/2019 e PDPD-AF/2019) têm como objetivo desenvolver pesquisas de alto nível em diferentes campos do saber e que auxiliam, de modo categórico, na formação profunda e sistemática dos diversos setores que compõem a comunidade acadêmica, particularmente, nosso corpo discente.

Entendemos que existem diferentes tipos de pesquisa científica (desde as mais teóricas até as de cunho mais empírico que exigem pesquisa documental, experimental, laboratorial, de campo etc.). Por decorrência, algumas das pesquisas em andamento se encontram certamente mais prejudicadas do que outras em relação à possibilidade de atendimento aos objetivos previamente elencados em seus cronogramas por conta do isolamento e pela necessidade de adaptações às novas obrigações e rotinas.

Diante desse contexto inusitado, o Comitê decidiu pelos seguintes encaminhamentos:

1) Que, mesmo de maneira remota, permaneçam em contato com seus alunos buscando manter o cronograma inicialmente previsto nas pesquisas.

2) Que as pesquisas que apresentem problemas na execução de seus objetivos (por exemplo, que exijam atividades laboratoriais ou de campo) tenham suas atividades readequadas, inclusive com a reformulação de seus objetivos e reorganização do cronograma, se necessário.

3) Estas alterações deverão ser relatadas no momento da submissão dos relatórios finais de atividades.

4) O prazo para entrega do relatório final será estendido para o dia 30 de setembro de 2020.

5) Diante do quadro de incertezas em que estamos imersos até esse momento quanto à duração da pandemia e do isolamento social, o Comitê se manterá, como tem feito mesmo remotamente, em constante comunicação e diálogo com a comunidade acadêmica, e atento a quaisquer mudanças que venham a impactar os encaminhamentos aqui recomendados.

Por fim, incentivamos o andamento das pesquisas, a resiliência e as novas formas de ensino-aprendizagem decorrentes da pandemia que estamos vivendo.

Estamos à disposição,

Comitê de Iniciação Científica (CPIC)