Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Oportunidades > Centro de Estudos da Favela lança primeiro edital para seleção de pós-doutorandos

Publicado: Quarta, 11 Setembro 2024 21:43

cefavela

Centro de Estudos da Favela lança primeiro edital para seleção de pós-doutorandos

Recém-criado, o CEFAVELA é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Cepid-Fapesp), sediado na Universidade Federal do ABC (UFABC).

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de até quatro vagas de pós-doutorado para atuação no Centro de Estudos da Favela (CEFAVELA). Trata-se de um dos novos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Cepid-Fapesp), sediado na Universidade Federal do ABC (UFABC), e que tem como objeto de estudo a favela. Podem se candidatar brasileiros/as e estrangeiros/as que tenham título de doutorado obtido há, no máximo, sete anos. O prazo se encerra em 30 de setembro.

Os/as candidatos/as deverão escolher apenas uma das quatro linhas disponíveis para submissão. Na Linha 1 está o projeto Favelas Revealer, que tem como objetivo desenvolver um arcabouço metodológico inovador para identificação e caracterização de favelas brasileiras. A Linha 2 se dedica ao tema Mercado imobiliário em favelas e busca desenvolver um arcabouço teórico inovador e métodos correlatos de investigação empírica para avançar a fronteira do conhecimento sobre os mercados imobiliários nas favelas hoje. A Linha 3, A multidimensionalidade ambiental na urbanização de favelas, visa desenvolver uma reflexão crítica e propositiva sobre o tratamento ambiental nas favelas, considerando abordagens teóricas críticas e enfatizando o papel das infraestruturas na urbanização. A Linha 4, por fim, abarca o projeto Experiências internacionais de urbanização de favelas, uma pesquisa multidisciplinar em favelas e comunidades urbanas da América Latina após programas de melhoria e consolidação.

Os requisitos exigidos dos/das candidatos/as em cada um dos projetos, a documentação necessária e o cronograma estão detalhados no edital, disponível em duas versões:

Edital em Português

Edital em Inglês

Ou confira os editais em português e inglês no site do LEPUR - https://lepur.com.br/chamadas/

______________________________________________________________________

Sobre o CEFAVELA

CEFAVELA começou a operar em agosto de 2024. Ele reúne pesquisadores nacionais e internacionais de diferentes áreas do conhecimento e instituições acadêmicas de pesquisa e visa ampliar as articulações dessas instituições com órgãos de governo e sociedade civil que atuam na temática.

Seu foco é a construção de abordagens teóricas, metodológicas e empíricas, de viés quantitativo e qualitativo, sobre o caráter multifacetado e complexo da favela, bem como a compreensão dos limites e potenciais de intervenções estatais nos territórios da favela. O Centro busca, por meio de uma abordagem interdisciplinar, gerar e disseminar conhecimentos para ampliar a compreensão do fenômeno, bem como dos limites e potencial de programas e políticas de melhoria no contexto urbano contemporâneo.

Dirigido por Jeroen Johannes Klink, professor titular da UFABC e coordenador do Laboratório de Estudos e Projetos Urbanos e Regionais  (LEPUR), o CEFAVELA conta com uma rede ampla de parceiros nacionais e internacionais: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, Ministério das Cidades, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), União Nacional por Moradia Popular (UNMP), Escuela de Planeación Urbano Regional da Universidade Nacional da  Colômbia, Indian Institute for Human Settlements (IIHS), School of the Built Environment da Oxford Brookes University (Inglaterra), Geographic Data Science Lab The University of Liverpool (Inglaterra), e Faculty of Geo-Information Science and Earth Observation (ITC), da University of Twente (Holanda).

Acompanhe as notícias sobre o CEFAVELA pelo Instagram - https://www.instagram.com/cefavela.ufabc/

Registrado em: Oportunidades

Como divulgar oportunidades de bolsas na UFABC

Para as divulgações de oportunidades de bolsas no site da ProPes, é necessário que o interessado envie para o e-mail propes@ufabc.edu.br as seguintes informações:

• link da publicação do(s) edital(is);
  • link para a chamada no site da agência de fomento que está ofertando as bolsas (quando for o caso);
  • data limite para inscrições;
  • Título, coordenador e resumo do projeto ao qual as bolsas estão atreladas.