Página inicial > Oportunidades

Publicado: Terça, 23 Mai 2023 12:01

Local: Universidade Federal do ABC

Bolsa PIC/PIBIC: R$ 700,00

Projeto: ANÁLISE TERMODINÂMICA DE CICLOS DE POTÊNCIA UTILIZANDO > SISTEMA DE OXI-COMBUSTÃO VISANDO A REDUÇÃO E CAPTURA DE EMISSÕES DE DIÓXIDO DE CARBONO.

Pré-requisitos: ser aluno (a) da UFABC.

Entrar em contato com o orientador até: 26/05/2023

Resumo do projeto: Com a necessidade de diminuir a emissão de gases de efeito estufa, várias pesquisas vêm sendo realizadas, em especial na área de geração de potência, visando o aumento da eficiência e a na captura de dióxido de carbono. Entre essas tecnologias destaca-se a combustão com oxigênio (oxi-combustão ou oxi-fuel) já vem sendo utilizada em caldeiras que utilizam carvão como combustível, sendo uma tecnologia consolidada. Com relação a sistemas de potência utilizando outras máquinas térmicas, como por exemplo turbinas a gás, as pesquisas estão em andamento, com perspectivas promissoras para implantação de novos sistemas de geração de potência. Desta forma, este trabalho de pesquisa tem como objetivos identificar o potencial de utilização de sistema de oxi-combustão em ciclos de geração de potência utilizando turbinas a gás, realizar pesquisa sobre os sistemas desenvolvidos, identificando as principais vantagens e desvantagens, e realizar modelagem termodinâmica de um sistema de geração de potência do tipo oxi-combustão, em especial o ciclo Net Power (Ciclo Allan).

Registrado em: Oportunidades

Como divulgar oportunidades de bolsas na UFABC

Para as divulgações de oportunidades de bolsas no site da ProPes, é necessário que o interessado envie para o e-mail propes@ufabc.edu.br as seguintes informações:

• link da publicação do(s) edital(is);
  • link para a chamada no site da agência de fomento que está ofertando as bolsas (quando for o caso);
  • data limite para inscrições;
  • Título, coordenador e resumo do projeto ao qual as bolsas estão atreladas.