Orientações para retomada de atividades de pesquisa - FASE 1 do Plano de Retomada Gradual de Atividades Presenciais na UFABC

Considerando:

  1. O Ato Decisório ConsUni No. 204, de 21 de outubro de 2021, que aprova a Atualização do plano de retomada gradual das atividades presenciais na UFABC (Boletim de Serviço 1091, pág. 6-10);
  2. O Ato Decisório ConsUni No. 206, de 25 de outubro de 2021, que aprova a passagem da UFABC para a “Fase 1” do Plano de Retomada Gradual das Atividades Presenciais (Boletim de Serviço 1092, pág. 6).

Na Fase 1 as atividades de pesquisa devem ser ampliadas conforme o limite de testagem estabelecido pelo Núcleo de Monitoramento e Testagem, e a ocupação deve seguir os mesmos princípios dos setores administrativos, com a publicação de Planos de Execução Local.

Assim,  cada um dos Laboratórios de Grupo de Pesquisa (LGP) que identificarem necessidade de retomada de atividades presenciais deverá elaborar um Plano de Execução Local, seguindo orientações que constam nos documentos listados a seguir:

Se os usuários do LGP encontrarem dificuldades quanto à avaliação das condições específicas do laboratório (ventilação e outros aspectos), o(a) coordenador(a) deverá procurar a Seção de Engenharia de Segurança do Trabalho (SEST) para solicitar auxílio na avaliação (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

O Plano de Execução Local, bem como as informações solicitadas no formulário informativo devem ser enviados para o endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., antes da retomada das atividades no laboratório em questão.

A lista dos LGPs que serão acessados (após o recebimento do PEL) será encaminhada aos setores que atuam na manutenção das atividades (segurança, limpeza, SEST, Direções de Centros) e seus PEL serão publicados na página da ProPes (Acesse aqui).

Os laboratórios que já possuem um protocolo estabelecido, devem adequá-los, se for o caso, e encaminhar o formulário informativo.

O envio das informações solicitadas não dispensa o(a)s usuário(a)s que acessam os campi, do preenchimento do formulário disponibilizado pela divisão de segurança, pois tais informações são necessárias para o mapeamento do número e locais de acesso aos Campi, de forma a garantir o acesso seguro.

Ressaltamos a importância da testagem semanal de todos os usuários que frequentam os campi da UFABC, conforme previsto no Plano de Retomada das Atividades Presenciais da Universidade para que o Núcleo de Monitoramento e Testagem da UFABC possa monitorar a situação epidemiológica de toda a comunidade UFABC.

Assim, Para garantir o cumprimento dos protocolos de gestão, pedimos às coordenações dos LGPs que solicitem a TODOS os usuários dos laboratórios a coleta de amostra para testagem e o preenchimento dos seus respectivos cadastros na plataforma COVIData-Acompanha, ferramenta digital integrada às testagens realizadas semanalmente em todos os membros da comunidade que tenham justificativas para comparecer aos campi. 

Em caso de emergências, contactar os números indicados no documento com orientações para PEL Pesquisa – Informações Gerais ou entrar em contato diretamente com o chefe da Divisão de Segurança da UFABC - Sr. Rivelton Cosmo (Telefone: (11)99435-1008).

Dúvidas ou solicitação de informações adicionais podem ser enviadas para o email (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Pró-Reitoria de Pesquisa • UFABC

Entre em contato

Bloco L - 3° andar

Avenida dos Estados, n° 5001

Sta. Terezinha - Sto. André - SP

CEP: 09210-580

Email: propes@ufabc.edu.br

 

Telefones

Gabinete: 3356-7614

Administrativo: 3356-7620/7618

IC: 3356-7617

CAP: 3356-7615/7616

Propes-SBC: 2320-6150/6151

CEM-SA: 4996-0028

CEM-SBC: 2320-6176

Biotérios: 3356-7511