Enquadramento de Projetos de Pesquisa como Caráter Emergencial

A Comissão Avaliadora para Enquadramento de Demandas de Pesquisas como sendo de Caráter Emergencial, criada pela Portaria nº 1323/2020 - REIT, de 07/12/2020, informa a comunidade da UFABC que, durante a fase zero do Plano de retomada gradual de atividades presenciais na UFABC (ATO DECISÓRIO Nº 188/2020):

  1. Solicitações para enquadramento de projetos de pesquisa como sendo de caráter emergencial, para viabilizar atividades presenciais nos campi da UFABC, devem ser encaminhadas por meio de formulário específico, disponível em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeLRg1QY3UeM1sGfIvtcXaHgtTGoET94-Xxvcu5ZIEsBr82ig/viewform;

    Obs. Em se tratando de atividades experimentais que envolvam uso do(s) biotério(s) da UFABC, a(o) docente responsável pelo projeto deve contatar a Comissão de Biotérios (CoBi) através do email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., antes de encaminhar a solicitação para enquadramento como caráter emergencial. Após análise e aprovação desta comissão o pesquisador poderá enviar sua solicitação no formulário específico acima. Importante ressaltar que a aprovação de utilização dos biotérios pela CoBi (Comissão de caráter consultivo), não necessariamente irá ser aprovado na Comissão Avaliadora para Enquadramento de Demandas de Pesquisas.

  2. As solicitações serão recebidas pela Pró-Reitoria de Pesquisa e encaminhadas para análise da Comissão em reunião que ocorre com periodicidade quinzenal;

    ATENÇÃO

    Devido à gravidade do momento e da necessidade de reduzirmos ainda mais a circulação e a presença de pessoas nos campi da UFABC, não serão avaliados novos pedidos para enquadramento de pesquisas como sendo de caráter emergencial, enquanto estiver vigente a fase emergencial do Plano São Paulo.

  3. O enquadramento de projetos de pesquisa como sendo de caráter emergencial obedece aos seguintes critérios:

    • Pesquisas diretamente relacionadas, em temáticas, com a COVID-19, e que demandem utilização das instalações nos campi da UFABC;
    • Pesquisas cujos experimentos envolvam criogenia e conservação de materiais em temperaturas baixas;
    • Pesquisas com experimentos instalados antes da decretação da pandemia, e que exijam manutenção nos biotérios ou na casa de vegetação;
    • Pesquisas cujos materiais possam sofrer degradação; e
    • Pesquisas com prazos críticos, quais sejam: projetos e pesquisas de mestrado e doutorado cuja finalização deva ocorrer em prazo inferior a 06 (seis) meses, sem possibilidade de prorrogação (deve ser apresentado documento que comprove o prazo em questão).
    • Atenção: Pesquisas associadas a projetos de Iniciação Científica e que se enquadrarem nos critérios citados poderão ter suas atividades experimentais realizadas por seus respectivos orientadores. Discentes de graduação não têm acesso aos laboratórios da universidade durante a paralisação das atividades presenciais.
  4. Dúvidas ou solicitação de informações adicionais podem ser enviadas para o email <Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.>.

Documentos tomados como referências:

  1. Portaria nº 394/2020 - REIT, de 25 de março de 2020, publicada no Boletim de Serviço nº 927, de 25 de março de 2020.
  2. Portaria nº 378/2020 - REIT, de 16 de março de 2020, publicada no Boletim de Serviço nº 924, de 17 de março de 2020.
  3. ATO DECISÓRIO Nº 188/2020 -Plano de retomada gradual de atividades presenciais na UFABC.

Pró-Reitoria de Pesquisa • UFABC
01/02/2021

Estimadas e estimados servidores:

O Comitê de Planejamento e Ações de Gestão Referente ao Coronavírus no âmbito da UFABC (Portaria Reitoria 594/2020), tem atuado no sentido de estudar as condições de retorno e oferecer subsídios para que sejam tomadas as providências necessárias quanto à retomada das atividades presenciais em nossa Universidade, visando a segurança da comunidade universitária e das comunidades onde se inserem nossos campi.

No âmbito da  pesquisa, várias atividades são consideradas inadiáveis e imprescindíveis neste momento de suspensão das atividades presenciais e suas práticas no momento atual devem ser encaminhadas com cuidado e responsabilidade. Nesse sentido, a Pró-Reitoria de Pesquisa (ProPes), subsidiada pelas análises do Comitê de planejamento, indicará perspectivas de flexibilização das atividades de pesquisa com acesso aos campi baseada em indicadores epidemiológicos favoráveis para maior segurança da comunidade. 

Tais medidas de flexibilização exigem planejamento amplo e envolvem trabalho integrado entre diversos setores da universidade. Para que os riscos de contágio pelo coronavírus sejam minimizados, é fundamental que haja a devida preparação das áreas comuns, a classificação de riscos em ambientes de trabalho, a organização de serviços de limpeza e higienização, a segurança e a manutenção do funcionamento dos Laboratórios Multiusuários (LMUs) pelas equipes técnicas.

Em breve, a gestão apresentará um plano para a próxima etapa de flexibilização aos órgãos superiores da Universidade. Por ora, estão estabelecidas como prioritárias para acesso aos campi as seguintes modalidades de pesquisa (1) projetos relacionados ao combate à COVID-19 que demandem utilização das instalações nos campi; (2) experimentos que envolvam criogenia; (3) experimentos instalados antes da pandemia e que exijam manutenção nos biotérios ou na casa de vegetação. 

Para garantia das condições de segurança da comunidade, estas atividades de pesquisa poderão continuar em andamento desde que os projetos estejam devidamente cadastrados no SIGAA e que o docente responsável preencha o formulário eletrônico disponibilizado em http://ufabc.net.br/pesquisaemergencial com informações necessárias à autorização de acesso. 

Além das prioridades elencadas acima, outras atividades presenciais, a serem avaliadas pela gestão, também poderão ser consideradas inadiáveis. Para tanto, estão mantidos os mesmos procedimentos já mencionados (cadastro do projeto no SIGAA e envio do formulário eletrônico). A ProPes confirmará o recebimento da solicitação por e-mail dirigido ao docente responsável pela atividade de pesquisa e consultará os Centros, através de suas Comissões de Pesquisa, no caso dos Laboratórios de Grupos de Pesquisa, e às Coordenações dos Laboratórios Multiusuários, no caso das solicitações de uso dos LMUs.

Reiteramos que o Comitê de Planejamento e Ações de Gestão Referente ao Coronavírus no âmbito da UFABC, com a colaboração da ProPes, que está articulada às Comissões de Pesquisa dos Centros, continua trabalhando no planejamento das próximas fases da flexibilização das atividades de pesquisa da UFABC.  A gestão manterá a comunidade universitária atualizada acerca dos encaminhamentos propostos nesse sentido. 

Estimamos que todas e todos estejam bem e permanecemos à disposição e atuando para propiciar condições seguras e minimização de riscos para nossa comunidade.

Cordialmente,

Reitoria • UFABC
24/08/2020

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