Página inicial > A Propes > Laboratórios Multiusuário > Central Multiusuário de Biodiversidade e Conservação > Colaboração técnico-científica com instituições públicas e privada
Colaboração técnico-científica com instituições públicas e privadas
A Central Multiusuário de Biodiversidade e Conservação (CMBC/ProPes) iniciou uma nova etapa de sua atuação em 2023. Na busca de fomentar parcerias técnico-científicas com instituições externas à UFABC, a CMBC/ProPes tem entrado em contato com pesquisadores que possam propor projetos supervisionados pela agência de inovação InovaUFABC. Esses projetos visam expandir a utilização dos laboratórios multiusuários, combinando a expertise científica dos pesquisadores para identificar problemas do mundo real nas áreas ambiental e de produção de alimentos/energia que possam ser superados por meio dessas colaborações.
Abaixo consta a lista de projetos em andamento e/ou em fase de implementação na CMBC/ProPes:
- Título: Indicação de marcadores bioquímicos de respostas a biofertilizantes em plantas (Coordenador: Prof. Danilo Centeno)
Parceiro externo: Tradecorp do Brasil
Resumo: A demanda por recursos naturais voltados à alimentação e produção de energia tem aumentado ao longo das últimas décadas, trazendo à tona a necessidade da melhoria dos processos de produção vegetal. Essa melhoria está associada ao rendimento em campo e ao interesse industrial na otimização de processos. Sendo assim, existe um enorme desafio para a área de agricultura que só pode ser superado com uma abordagem interdisciplinar. Uma das estratégias para a melhora do desempenho das plantas no campo e aumento da produtividade é o uso de biofertilizantes. Os biofertilizantes são substâncias que incluem diferentes classes químicas, desde substâncias de baixo peso molecular até substâncias de maior massa, ou mesmo moléculas com diferentes polaridades. A atuação dessas moléculas no crescimento e rendimento das plantas depende da sua natureza e podem ativar diferentes mecanismos de resposta. Essas respostas também dependem do estádio de desenvolvimento da espécie de planta sendo cultivada, bem como do órgão (ex., folhas, raízes) em que o biofertilizante é aplicado. Por esse motivo, para o pleno entendimento dos resultados da aplicação dos biofertilizantes é importante conhecer as respostas das plantas ao estímulo de cada um dos seus componentes.
Registrado em: CMBC
Redes Sociais