Laboratório de preparo, quantificação e preservação de amostras
A Central Multiusuário de Biodiversidade e Conservação (CMBC/ProPes) conquistou, em 2023, um novo espaço de 50 m2 no Bloco Zeta no campus de São Bernardo da UFABC para consolidar seu parque de equipamentos e permitir o pleno funcionamento dos demais laboratórios multiusuários: Casa de Vegetação e Herbário Sinningia – HUFABC. Esse novo laboratório para preparo, quantificação e preservação de amostras biológicas e não biológicas da CMBC/ProPes consolida o longo histórico de melhorias na estrutura de espaços de uso comum e intercâmbio científico como forma de fomentar a ciência de qualidade na UFABC. A CMBC/PROPES unificou os dois laboratórios multiusuários já existentes e integrou-os ao novo laboratório, o que permite agora que a CMBC/ProPes atue de forma mais efetiva para acelerar etapas de pesquisa de diferentes grupos de pesquisa dentro e fora da UFABC.
Atualmente, o novo laboratório dá suporte às atividades de pesquisa dos usuários já cadastrados na CMBC/ProPes, mas a partir de fevereiro de 2024, dois EMUs já adquiridos pela UFABC também estarão disponíveis neste laboratório multiusuário aos usuários: Câmara de Scholander modelo 1505D e o Sistema Portátil de Fotossíntese LI-6800 da Licor. Adicionalmente, espera-se que novos equipamentos essenciais ao pleno funcionamento da CMBC/ProPes cheguem em 2024. Para isso, foi submetida uma proposta no Edital FAPESP para EMUs de pequeno e médio porte. Para mais detalhes dos equipamentos solicitados nessa chamada e os já existentes na CMBC/ProPes, veja: Equipamentos multiusuário disponíveis e em aquisição.
A UFABC tem se destacado ao expandir geograficamente o padrão de excelência na pesquisa científica, uma característica comumente associada a instituições de longa tradição no Estado de São Paulo. Essa expansão também alcança regiões ricas em potencial de recursos humanos, como é o caso do ABC Paulista. O novo laboratório e os equipamentos que estão sendo adquiridos pela CMBC/ProPes irão desempenhar um papel fundamental em nossa missão mais ampla, que não se limita apenas a facilitar o acesso à educação de ensino superior. Buscamos também ampliar as fronteiras no cenário de pesquisa internacional, básica e aplicada, solidificando assim a posição do ABC como um polo destacado na investigação científica nacional.
Redes Sociais