Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Herbário Sinningia (HUFABC)

O Herbário Sinningia (HUFABC) é um laboratório multiusuário da Central Multiusuário de Biodiversidade e Conservação (CMBC), sob gestão da Pró-Reitoria de Pesquisa (ProPes), localizado no campus da UFABC de São Bernardo do Campo, no Bloco Delta. Um vídeo curto sobre o herbário HUFABC pode ser visualizado aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Qq1n_6X_Pc4.

O Herbário HUFABC começou suas atividades no primeiro semestre de 2014, sendo o primeiro herbário a ser criado na região do ABC Paulista. A coleção do HUFABC abrange mais de 3.000 plantas provenientes de diferentes regiões do Brasil e do exterior. As famílias mais representativas na coleção incluem Rubiaceae, Fabaceae, Asteraceae, Gesneriaceae e Orchidaceae, principalmente do estado de São Paulo, seguido pelos estados de Minas Gerais, Bahia, Paraná e Goiás. O HUFABC também conta com duplicatas doadas por herbários nacionais como SP, HRCB, SPFR, MG e INPA, além de herbários internacionais do Peru, África do Sul, Japão, Polônia, Itália e Colômbia. O HUFABC está registrado na Rede Brasileira de Herbários da Sociedade Botânica do Brasil, no Index Herbariorum e no INCT-Herbário Virtual da Flora e dos Fungos, estabelecendo uma conexão global com outros herbários para ampliar o conhecimento sobre a biodiversidade brasileira.

O HUFABC junto dos demais herbários constinuem o registro principal da diversidade da flora, já que todo estudo que envolva plantas deve estar ligado a um material depositado em uma coleção. Os herbários objetivam também a comunicação científica entre instituições de todo o mundo. Essa comunicação é feita por meio do intercâmbio entre as coleções, que envolve permutas, empréstimos ou doações de espécimes, visando o enriquecimento das coleções e sua identificação por botânicos especialistas vinculados aos acervos. Dessa forma, as plantas são corretamente identificadas, aumentando a relevância científica da coleção. Além disso, os dados e imagens de um número cada vez maior de coleções estão disponíveis de maneira online, permitindo que pesquisadores possam realizar parte de seu trabalho sem a necessidade de deslocamento, o que otimiza tempo e recursos financeiros.

Os materiais do Herbário HUFABC podem ser um indivíduo inteiro ou parte dele (por exemplo, um ramo de árvore) e devem estar em estado fértil. Sempre que possível, mais de uma amostra deve ser coletada para possibilitar o envio de duplicatas a outros herbários. No campo, dados da localidade e características do espécime devem ser anotados. Após a herborização (prensagem e secagem), o espécime é montado e incluído na coleção, com dados e imagens adicionados à base de dados online.

A rotina do herbário HUFABC inclui várias etapas desde o recebimento e identificação de amostras, secagem e montagem de plantas, passando pela informatização com confecção de etiquetas com códigos de barra e digitalização das amostras prontas. Dessa forma, garantimos a disponibilização online da coleção para consulta remota por especialistas e botânicos do mundo inteiro. Todos os dados de coleta e imagem dos espécimes depositados no HUFABC são disponibilizados no speciesLink (acesse aqui).

A esse laboratório multiusuário da CMBC/ProPes, compete:

  • manter e incrementar a coleção, recebendo e conferindo o material botânico, para a sua devida montagem, e realizando saídas de campo destinadas à coleta de material da flora do Estado de São Paulo.
  • controlar o acesso à coleção, cadastrando usuários e acompanhando pesquisadores durante as visitas às dependências.
  • oferecer treinamento a pesquisadores quanto às técnicas de herborização e manutenção de herbário.
  • oferecer treinamento e auxiliar pesquisadores na operação de equipamentos e utilização de seus softwares, cadastrando os usuários para posterior efetivação do agendamento de uso.
  • permutar materiais físicos para projetos de pesquisadores ligados ao herbário.
  • realizar o intercâmbio de amostras entre coleções biológicas.
  • expurgar a coleção, realizando os procedimentos periódicos de manutenção e dedetização para evitar a proliferação de pragas.
  • informatizar a coleção botânica, disponibilizando todos os seus dados em ambiente virtual, juntamente com as imagens provenientes da digitalização anual da coleção.

Responsáveis

  • Matheus Fortes Santos (curador)
  • Priscila Barreto de Jesus (vice-curadora)

Contato

  • Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Telefone: 2320-6183

Localização

O HUFABC está localizado no primeiro andar do Bloco Delta do Campus de São Bernardo do Campo, no laboratório L103-C. A equipe do herbário conta com curador, vice-curadora, técnica e estagiários.

Como ser um novo usuário do Herbário?

O primeiro passo é enviar um e-mail para o laboratório multiusuário, indicando o período em que pretende realizar a visita ao Herbário, qual a finalidade da visita (ex., consulta de materiais, depósito de novos materiais, uso de equipamentos), duração da visita e a eventual necessidade de atendimento diferenciado durante a visita.

O segundo passo é preencher o cadastro de uso para que possamos saber a qual projeto, agências de fomento e grupos de pesquisa a utilização do Herbário HUFABC está vinculada.

Especificamente para o depósito de novos materiais no HUFABC, é importante que o pesquisador tome cuidados específicos. O HUFABC é um herbário pequeno e com algumas particularidades na infraestrutura. Assim, é necessário, primeiramente, muito cuidado ao incluir material na coleção para evitar a proliferação de pragas, bem como controlar a quantidade de espécimes que é depositada ao longo do tempo. Seguem algumas orientações para docentes e discentes que tenham a intenção de analisar e/ou depositar espécimes no herbário HUFABC:

  • Antes do depósito de espécimes na coleção, entre em contato com a curadoria para receber instruções gerais, bem como combinar a data de recepção dos materiais;
  • Além do material, é necessário enviar os dados da coleta tabelados para confecção das fichas e inserção no banco de dados. Peça à curadoria para enviar o modelo padrão da tabela;
  • Materiais depositados na coleção devem apresentar estruturas férteis. Caso isso não seja possível, converse antes com a curadoria;
  • Caso o coletor necessite, a curadoria poderá oferecer espaço para armazenar o material coletado até o fim do projeto, quando ele deve necessariamente ser incluído na coleção;
  • Materiais esquecidos no herbário por mais de dois anos, cujo coletor não tenha enviado dados da coleta e não retorne o nosso contato, serão descartados.
  • Nunca entre no herbário com material que não tenha sofrido choque térmico: cinco dias de freezer e depois 12h a 80ºC na estufa. Isso é fundamental para evitar a proliferação de pragas;
  • O herbário dispõe de freezer e estufa para realizar o choque térmico. Ambos os equipamentos ficam na Central Experimental Multiusuário (CEM) de São Bernardo do Campo, no mesmo andar do herbário. Para utilização, entre em contato com a curadoria;
  • Materiais retirados da coleção para estudo em outro ambiente devem passar por choque térmico antes de voltar para o herbário;
  • Caso veja algum tipo de inseto ou exsicata danificada (geralmente furos no espécime e pó na cartolina), avise imediatamente a curadoria.

Mais informações:

herbario

Registrado em: CMBC
Fim do conteúdo da página